UMA REFLEXÃO SOBRE A CARÊNCIA DOS ESTUDOS GEOMORFOLÓGICOS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL

Auteurs-es

  • Gabriela Mendonça Silva UFAM
  • André Campos Alves Universidade Federal do Amazonas

DOI :

https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.20.17658

Mots-clés :

Geomorfologia;, Produção científica;, Região Norte.

Résumé

A geomorfologia é um ramo do conhecimento científico que tem como principal objetivo o estudo dos processos e formas da paisagem geomórfica. O presente trabalho visa evidenciar a carência de estudos geomorfológicos na região Norte, destacando suas lacunas na produção científica brasileira. No procedimento metodológico, optou-se pela catalogação dos trabalhos geomorfológicos das universidades estaduais e federais do Norte do Brasil, utilizando as plataformas de repositório de teses e dissertações em Geografia de cada instituição, assim como, o repositório da Capes. Pôde-se constatar o baixo quantitativo das universidades nortistas na produção de geomorfologia, destacando-se os programas da UFRR e UFPA. No entanto, a maior produção brasileira sobre a região corresponde aos programas de pós-graduação do Sudeste, fora do âmbito geográfico. A partir disso, nota-se que os geógrafos físicos da região Norte têm contribuído para a baixa produtividade na produção de trabalhos geomorfológicos, permitindo que outros profissionais, inclusive de outras regiões do Brasil, explorem o tema. Recomenda-se um maior estímulo à produção científica geomorfológica na região Norte, considerando a importância da região, especialmente por abrigar parte significativa da Amazônia. A utilização de imagens de satélite e o avanço tecnológico foram destacados como facilitadores para pesquisas remotas na região, apesar dos reais desafios logísticos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

André Campos Alves, Universidade Federal do Amazonas

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (2014); Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2017); Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2019); Aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia, na modalidade doutorado, da Universidade Federal do Amazonas; Atua no âmbito do Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas, Geoprocessamento, Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia, Geomorfologia Fluvial, Solos.

Références

BRASIL. Catálogo de Teses e Dissertações. Disponível em: <https://sucupira-beta.capes.gov.br/sucupira4/>. Acesso em: 2 de janeiro de 2024.

BRASIL. Plataforma Sucupira. Disponível em: <https://sucupira-beta.capes.gov.br/sucupira4/>. Acesso em: 02 de janeiro de 2024.

CASSETI, E. Elementos de Geomorfologia, Goiânia: Editora UFG, 1994.

SALGADO, A. A. R.; OLIVA, A. Considerações epistemológica em torno da pesquisa em Geomorfologia: do projeto ao artigo científico. In: CARVALHO JÚNIOR, O. A.; GOMES, M. G. V.; GUIMARÃES, R. F.; GOMES, R. A. T. (Orgs.) Revisões de Literatura da Geomorfologia Brasileira, Brasília, Editora: UnB, 2022. p. 1-23.

SALGADO, A. A. R.; LIMOEIRO, B. F. Geomorfologia Brasileira: panorama geral da produção nacional de alto impacto no quinquênio entre 2011-2015. Revista Brasileira de Geomorfologia, v. 18, n. 1, p. 225- 236, 2017.

SUERTEGARAY, D. M. A.; NUNES, J. O. R. A natureza da Geografia Física na Geografia. Terra Livre, v. 2, n. 17, p. 11–24, 2001.

VITTE, A. C. Da ciência da morfologia à geomorfologia geográfica: Uma contribuição à história do pensamento geográfico. Mercator - Revista de Geografia da UFC, n. 13, p.113- 120, 2008.

VITTE, A. C. Breves considerações sobre a história da geomorfologia geográfica no Brasil. Geo UERJ, v.1, n .21, p. 1- 19, 2010.

VITTE, A. C. A construção da Geomorfologia no Brasil. Revista Brasileira de Geomorfologia, v. 12, n. 3, p. 91-108, 2011.

Téléchargements

Publié-e

2024-09-03

Comment citer

Gabriela Mendonça Silva, & Alves, A. C. (2024). UMA REFLEXÃO SOBRE A CARÊNCIA DOS ESTUDOS GEOMORFOLÓGICOS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL. Revista Contexto Geográfico, 9(20), 01–12. https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.20.17658

Numéro

Rubrique

Dossiê Amazônia, mudanças e realidades contemporâneas