DESENVOLVIMENTO E MERCANTILIZAÇÃO DO FUTEBOL CHINÊS
DOI:
https://doi.org/10.28998/contegeo.10i.23.17149Keywords:
Esporte, Mercadoria, GlobalizaçãoAbstract
Após a deposição de Mao Tsé-Tung e a abertura da economia chinesa ao modo de produção capitalista, diversas empresas multinacionais e transnacionais se instalaram em seu território, em função das vantagens locacionais, como a mão de obra abundante e barata, os incentivos fiscais e as frágeis legislações trabalhista e ambiental. Nas últimas décadas, a China experimentou expressivo crescimento econômico, com grande aumento de seu Produto Interno Bruto. O objetivo do artigo foi discutir a mercantilização do futebol chinês, o qual teve elevado crescimento dos investimentos financeiros realizados, sobretudo a partir do decênio de 2010. Os procedimentos metodológicos adotados no estudo foram a pesquisa bibliográfica e a análise documental. O futebol chinês ganhou notoriedade internacional nos últimos anos em virtude da contratação de renomados jogadores por vultosos montantes financeiros. Destacam-se também os investimentos realizados por multinacionais privadas estrangeiras e pelo Estado chinês em seu futebol, os quais contribuíram para o seu desenvolvimento.
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