EDUCAÇÃO DO CAMPO E PAISAGENS MARAJOARAS: UMA ANÁLISE SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS A PARTIR DAS ESCOLAS DE FAZENDA NO MARAJÓ-PA
DOI:
https://doi.org/10.28998/contegeo.10i.23.18446Keywords:
Escola de Fazenda; Marajoara; Politicas; SazonalidadeAbstract
Este trabalho analisa a materialização de políticas educacionais para escolas do campo no município de Soure no arquipélago do Marajó no Estado do Pará, entre elas, as Escolas de Fazenda uma especificidade nos campos marajoaras, toma-se como referência que para as escolas do campo existem políticas educacionais específicas, logo, investigar como elas se materializam em paisagens campos do arquipélago do marajoara constituem a essência deste trabalho, na medida em que se visa compreender como vem ocorrendo ações que possibilitem a materialização de educação do campo como previsto na legislação brasileira. A pesquisa em andamento possui abordagem qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio de levantamento bibliográfico, pesquisa documental e entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram professores e gestores do município com atuação em Escolas de Fazenda. Como resultado se observa que políticas educacionais para educação do campo se constituem como realidades nos marcos legais, entretanto, sem materialidade no arquipélago do Marajó, configurando uma realidade adversa que vem se modificando em aspectos estruturais em meio a diversidade paisagística, sazonalidade climática e de aspectos estruturantes agrários que afetam diretamente a organização da Escola.
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