COMPARAÇÃO ENTRE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO DOS SENSORES SRTM E ALOS PALSAR PARA ANÁLISE DIGITAL DE TERRENO

Authors

  • Renê Jota Arruda de Macêdo Universidade Federal do Vale do São Francisco, Colegiado de Ciências da Natureza, São Raimundo Nonato, PI, Brasil.
  • Leandro Surya Universidade Federal do Vale do São Francisco, Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial, São Raimundo Nonato, PI, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.3i6.6968

Keywords:

Análise digital de terreno, Geomorfometria, Índice de Rugosidade Topográfica, R.

Abstract

Modelos digitais de elevação (MDE) são importantes fontes de dados para se realizar mapeamentos e análises quantitativas de determinadas áreas da superfície terrestre a um baixo custo. Neste artigo foi realizado um comparativo dos MDE SRTM e ALOS através da extração de atributos básicos do relevo, como: elevação, declividade, aspecto, relevo sombreado e rugosidade do terreno. Além disso, foram gerados gráficos de densidade e frequência acumulada para verificar a distribuição dos dados de cada modelo. Para melhor visualizar as diferenças, utilizou-se uma área de interesse aproximada (Polígono de Interesse). Os atributos de relevo refletiram as diferenças do grau de detalhe de mapeamento de cada sensor. Os mapas derivados do modelo ALOS, com maior resolução, permitiram mapear morfologias de mesoescalas como variações intermediárias na elevação, aumento dos valores do declive e detalhamento do relevo sombreado e dos azimutes dos declives em vertentes antes não discretizadas pelo MDE SRTM.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-02-06

How to Cite

Macêdo, R. J. A. de, & Surya, L. (2019). COMPARAÇÃO ENTRE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO DOS SENSORES SRTM E ALOS PALSAR PARA ANÁLISE DIGITAL DE TERRENO. Revista Contexto Geográfico, 3(6), 47–55. https://doi.org/10.28998/contegeo.3i6.6968

Issue

Section

Artigos