RISCO ASSOCIADO A PROCESSOS GEOMORFOLÓGICOS NO MUNICÍPIO DE BARBALHA-CE
DOI:
https://doi.org/10.28998/contegeo.8i.17.14428Palabras clave:
Processos geomorfológicos, Uso da terra, Avaliação ambientalResumen
Este estudo objetivou mapear e categorizar setores de risco associados à dinâmica de relevo do município de Barbalha-CE. O estudo aplicou uma metodologia de zoneamento de risco em ambiente SIG, tendo como controle principal os processos de erosões e movimentos de massa em pequena escala e a situação de instabilidade de moradias em uma área de expansão urbana. Das áreas mapeadas, o setor SR3 apresentou grau de risco muito alto, com três casas destruídas e quatro casas para monitoramento constante; cinco setores apresentaram grau de risco alto; dois setores foram classificados como de risco médio e um setor como de risco baixo. A metodologia de classificação de setores de riscos hierarquicamente organizados com dados qualitativos e quantitativos empregados, através de imagens de satélite e trabalho de campo se mostrou uma ferramenta importante para observação em detalhe de processos de superfície, usos e situação de moradias. Foram identificados processos geomorfológicos como erosões lineares (sulcos, ravinas e voçorocas) e movimentos gravitacionais de massa, como creep e deslizamentos planares de pequena escala. Foi demonstrado que os usos da terra, especialmente com expansão de áreas urbanas declivosas e a baixa qualidade de moradia e de estrutura de escoamento induzem a situações de risco.
Descargas
Citas
AB’SABER, A. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. Atelie Editorial, 2003.
AZAMBUJA, R.N.; CORRÊA, A.C.B. Geomorfologia e áreas de expansão urbana do município de Garanhuns-PE: uma abordagem espaço-temporal dos eventos morfodinâmicos para o planejamento territorial. Geo UERJ, v. 27, p. 202-233, 2015.
BANDEIRA, A.P.N.; NUNES, P.H.S.; LIMA, M.G.S. Gerenciamento de riscos ambientais em municípios da Região Metropolitana do Cariri (Ceará). Ambiente & Sociedade, v. 19, p. 65-84, 2016.
BRASIL. Ministério das Cidades/ Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT. Mapeamento de Riscos em Encostas e Margens de Rios. Brasília: Ministério das Cidades/ Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, 2007.
BRITO, D. S.; SILVA, F. M. A. Análise das distribuições pluviométricas municipais no triângulo Crajubar-CE (1985-2015). Anais... X SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA, 12.; Goiânia-GO, 2016.
CPRM (Serviço Geológico do Brasil). Hidrogeologia da porção oriental da bacia sedimentar do Araripe: caracterização geológica e geométrica dos aquíferos: revisão geológica e levantamento geofísico. MME/MCT, 2007.
FUNCEME (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos). Levantamento de reconhecimento de média intensidade de solos: mesorregião do sul cearense. Fortaleza, 2012.
GOUDIE, A. The human impact on the natural environment: past, present, and future. 6. ed. Blackwell Publishing, 2006.
IPECE (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará). Índice de Desenvolvimento Municipal do Ceará (IDM). Fortaleza-CE, IPECE, 2019.
LIMA, F.J.; CORRÊA, A.C.B. Correlação cronoestratigráfica dos depósitos quaternários do planalto sedimentar do Araripe: um estudo de caso a partir dos materiais encontrados no município de Crato e Barbalha – sul do Ceará. Revista de Geografia (Recife), v. 35, p. 173-184, 2018.
LIMA, G. G.; MARÇAL, M.; CORREA, A. C. B.; LIMA, F. J. Landscape evolution of the Salamanca watershed, Araripe Plateau: insights from a river channel morphological classification. Journal of South American Earth Sciences, v. 107, 103013, 2021.
MACEDO E.S.; BRESSANI, L.A. Diretrizes para o Zoneamento da Suscetibilidade, Perigo e Risco de Deslizamentos para Planejamento e Uso do Solo. Ed. São Paulo: ABGE- ABMS, 2013.
MONT’ALVERNE, A.A. F./ DNPM. Hidrogeologia da Bacia Sedimentar do Araripe. Recife: MME/ DNPM; 1996.
OLÍMPIO, J.L.S.; ZANELLA, M.E. Distribuição espaço-temporal dos desastres naturais associados à dinâmica climática no estado do Ceará. Revista do Departamento de Geografia, v. 30, p. 110-131, 2015.
PEULVAST, J.P.; BÉTARD, F.; MAGALHÃES, A. Scarp morphology and identification of large-scale mass movements in tropical tablelands: the eastern Araripe basin (Ceará, Brazil). Géomorphologie: relief, processos, environnement, v. 17, p. 1-31. 2011.
SILVA, F.M.A.; BRITO, D.S.; RIBEIRO, S.C.; BANDEIRA, AP.N. Mapeamento geomorfológico da microbacia do rio Salamanca em Barbalha/CE. Revista Geográfica Acadêmica, v. 11, p. 35-46, 2017.
SOARES, R.C.; RIBEIRO, S.C. Feições erosivas e movimentos gravitacionais de massa nas áreas urbanas e periurbanas de Barbalha/CE com vistas ao planejamento urbano-ambiental: subsídios para a carta de cadastro. Anais... SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA, 6. Goiânia-GO, 2006.
SOUZA, M.J.N. Contribuição aos estudos das unidades morfo-estruturais do estado do Ceará. Revista de Geologia, v. 1, p. 73-91, 1988.
TOMINAGA. L.K. Escorregamentos. In: TOMINAGA. L. K.; SANTORO. J.; AMARAL. R. (Orgs.). Desastres Naturais: conhecer para prevenir. São Paulo: Instituto Geológico, 2009, p. 25-38.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Os Autores dos trabalhos aceitos para publicação na revista CONTEXTO GEOGRÁFICO devem concordar com os termos a seguir: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional; b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online;e c) Considerando que o acesso a revista é público, os artigos publicados são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.