SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS E ESPÉCIES CONHECIDAS POR ALUNOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE ESPERANÇA – PB
DOI:
https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.19.16448Palabras clave:
Percepção ambiental, Caatinga, Serviços ecossistêmicos, Escola pública, EJAResumen
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Os serviços ecossistêmicos constituem os benefícios que as sociedades obtêm a partir dos ecossistemas. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo levantar os serviços ecossistêmicos da Caatinga percebidos por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Joventino Batista Monteiro e listar as espécies conhecidas da fauna e da flora. Para tanto, foram aplicados questionários semiestruturados com 38 alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, posteriormente, realizada a análise dos dados obtidos. Os serviços citados pelos alunos foram classificados por meio da Common International Classification of Ecosystem Services (CICES), e as espécies foram identificadas por intermédio do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SIBBR). Os resultados mostraram a percepção sobre a oferta de cinco serviços ecossistêmicos de provisão. Em relação às espécies, foram listadas 32 espécies de plantas, 14 espécies de mamíferos, 31 espécies de aves e 07 espécies de répteis. Por fim, também foram apontadas 08 ameaças aos ecossistemas da Caatinga no município. Assim, registrou-se a percepção sobre serviços de provisão, amplo conhecimento de dois grupos de espécies e consciência sobre a degradação ambiental. Foram identificadas lacunas sobre serviços de outras categorias e espécies de mamíferos e répteis. Dessa forma, práticas pedagógicas que contemplem esses serviços e outras espécies podem desenvolver o pensamento crítico dos alunos sobre as formas de uso dos recursos naturais.
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