ELEMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE ANÁLISE DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL (ATeG) DO SENAR NA FRUTICULTURA FAMILIAR EM BORBA/AM
DOI:
https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.22.17897Palabras clave:
Agroecossistemas; agricultura familiar; extensão rural; Borba/AMResumen
A pesquisa é uma revisão bibliográfica integrativa sobre a importância do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) oferecido pelo sistema da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) na fruticultura desempenhada em dois assentamentos rurais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no município de Borba/AM, sendo os Projetos de Assentamentos: PA Puxurizal e PA Piaba, onde estão localizadas as unidades familiares atendidas pelo programa no desenvolvimento dos agroecossistemas frutíferos, com cultivos de guaraná (Paullinia cupana), açaí (Euterpe Oleracea) e cupuaçu (Theobroma grandiflorum). Proponha-se analisar os elementos teórico-metodológicos da operacionalidade do modelo de ATeG. A abordagem analítica identificou publicações científicas em revistas e livros nas áreas da agroecologia, sustentabilidade, extensão rural, território e territorialidade, categorizando dados e características dos potenciais impactos socioambientais que a tecnologia educativa de extensão rural promove no processo de manejo sustentável, em vista da contribuição registrada na gestão dos fluxos econômico-ecológicos do que é cultivado e produzido nos agroecossistemas do território
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