A ETNOEDUCAÇÃO COMO EMANCIPAÇÃO AOS POVOS ORIGINÁRIOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.22.18349Palabras clave:
Etnoeducação; Povos originários; Revisão integrativa.Resumen
O presente estudo teve como objetivo investigar o estado do conhecimento que evidencie a etnoeducação em prol dos povos tradicionais e originários no Brasil, em especial na Amazônia brasileira. O estado do conhecimento é essencial para mapear os principais estudos sobre esses fenômenos. A etnoeducação é um importante recurso, cujo objetivo principal é valorizar o conhecimento produzido por esses povos, sobretudo, abrangendo áreas como o artesanato, a cultura, as danças, os saberes socioculturais os conhecimentos tradicionais, entre outros. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa bibliográfica, utilizando como método de mapeamento, a revisão integrativa da literatura em duas bases de dados: Scielo e Periódicos da Capes. Os resultados evidenciaram que existem poucos estudos que destacam a etnoeducação, especialmente no que se refere às comunidades tradicionais no Brasil e na Amazônia brasileira. Destaca-se ainda que, a maioria dos estudos se concentra no desenvolvimento de projetos de extensão.
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