A ETNOEDUCAÇÃO COMO EMANCIPAÇÃO AOS POVOS ORIGINÁRIOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.22.18349

Palabras clave:

Etnoeducação; Povos originários; Revisão integrativa.

Resumen

O presente estudo teve como objetivo investigar o estado do conhecimento que evidencie a etnoeducação em prol dos povos tradicionais e originários no Brasil, em especial na Amazônia brasileira. O estado do conhecimento é essencial para mapear os principais estudos sobre esses fenômenos. A etnoeducação é um importante recurso, cujo objetivo principal é valorizar o conhecimento produzido por esses povos, sobretudo, abrangendo áreas como o artesanato, a cultura, as danças, os saberes socioculturais os conhecimentos tradicionais, entre outros. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa bibliográfica, utilizando como método de mapeamento, a revisão integrativa da literatura em duas bases de dados: Scielo e Periódicos da Capes. Os resultados evidenciaram que existem poucos estudos que destacam a etnoeducação, especialmente no que se refere às comunidades tradicionais no Brasil e na Amazônia brasileira. Destaca-se ainda que, a maioria dos estudos se concentra no desenvolvimento de projetos de extensão.

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Biografía del autor/a

Diogo dos Santos Vieira dos Santos Vieira, ulbra

Mestre em Ciências da Sociedade pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, Brasil.

Luciandro Tássio Ribeiro de Souza, UFOPA Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, Brasil.

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Publicado

2024-12-31

Cómo citar

dos Santos Vieira, D. dos S. V., & Luciandro Tássio Ribeiro de Souza. (2024). A ETNOEDUCAÇÃO COMO EMANCIPAÇÃO AOS POVOS ORIGINÁRIOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Contexto Geográfico, 9(22), 30–40. https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.22.18349