O ESTUDO DO LUGAR A PARTIR DA PRODUÇÃO DE DESENHOS NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores/as

  • Thiago Calheiros Dantas
  • Maria Francineila Pinheiro dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.1i1.6074

Palabras clave:

Múltiplas Linguagens, Ensino de Geografia, Escola.

Resumen

Discute-se neste artigo as percepções dos professores e licenciandos em Geografia acerca do conceito de lugar e de como este vem sendo trabalhado na Geografia Escolar. A opção por esta temática surgiu a partir da realização da oficina Múltiplas Linguagens no Ensino de Geografia, na qual foram analisados diferentes recursos didáticos para auxiliar a prática docente, dentre eles o desenho, visto enquanto instrumento metodológico importante na construção do conceito de lugar. O lugar neste trabalho é entendido como uma dimensão do espaço vivido que é dialeticamente construído pela sociedade, onde percebemos a dinâmica do lugar-mundo. A análise dos desenhos produzidos permite concluir que os docentes representam relações presentes no seu cotidiano, notadamente através da ação verticalizada de alguma empresa ao ocupar um espaço e ocasionar de certo modo a retirada dos mais pobres, apontando criticas relacionadas a desigualdade social, e denotando o sentimento de pertencimento ao lugar em que vivem.

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Publicado

2018-09-15

Cómo citar

Dantas, T. C., & dos Santos, M. F. P. (2018). O ESTUDO DO LUGAR A PARTIR DA PRODUÇÃO DE DESENHOS NA GEOGRAFIA ESCOLAR. Revista Contexto Geográfico, 1(1), 28–37. https://doi.org/10.28998/contegeo.1i1.6074

Número

Sección

Artigos