DESENVOLVIMENTO LOCAL-REGIONAL NO NORDESTE BRASILEIRO: UM ESTUDO SITUACIONAL DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE CAPRINOVINOCULTURA DE PERNAMBUCO

Autores/as

  • José Geraldo Pimentel Neto Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
  • Heitor Salvador de Oliveira
  • Keilha Correia da Silveira

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.3i6.6719

Palabras clave:

Desenvolvimento local-regional, Arranjo produtivo local (APL), Caprinovinocultura, Pernambuco.

Resumen

O presente trabalho tem como foco compreender as dificuldades do não desenvolvimento do arranjo produtivo local (APL) da caprinovinocultura no Estado de Pernambuco. Para tanto, foram desenvolvidas visitas técnicas em diversas instituições que atuam no desenvolvimento do setor na região do APL, além de realizar uma análise mais detalhada das dificuldades desse respectivo setor produtivo no Estado de Pernambuco. A falta de estrutura e produção com forte vinculação rural  e práticas laborais arcaicas gerando dificuldades em pontos estratégicos da atividade econômica. A falta de equipamento, como um matadouro, e de gestão integrada de políticas públicas direcionadas para diversas áreas do setor econômico, tais como capacitação aos produtores, são indicadores que dificultam a consolidação do APL da caprinovinocultura no Estado. Além dessas visitas, foram realizadas entrevistas qualitativas para o entendimento do APL, os pontos trabalhados foram a problemáticas, visões e propostas para melhorar a cadeia produtiva. Das respostas, foram indicados os principais gargalos responsáveis pelo não desenvolvimento do setor junto ao território, pois essa situação é a que defini as características de um Arranjo Produtivo Local. Alguns resultados identificados para o APL caprovinicultura em Pernambuco foram: (a) problemas no manejo e produção, (b) problemas na convivência com a seca, (c) instalações apropriadas para a produção e manejo, (d) falta de conhecimento técnico do produtor, (e) problemas com a posse da terra, entre outros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Geraldo Pimentel Neto, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Bacharel, licenciado, mestre em Geografia e doutorado em Desenvolvimento Urbano (com doutoramento sanduíche na Universidade de Buenos Aires (UBA) - Argentina), todos os títulos obtidos na UFPE. Trabalhou no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP). Atualmente é pesquisador do grupo de pesquisa Observatório Pernambuco de Políticas Públicas e Práticas Sócio-Ambientais da UFPE, desenvolvendo pós-doutoramento (PNPD - CAPES) na área de Ciências Sociais Aplicadas. Suas principais áreas de atuação são: Ciências Humanas - Geografia Humana: geografia urbana, geografia econômica, geografia da população. Geografia Regional: análise regional, planejamento territorial, regionalização, teoria do desenvolvimento regional. Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento urbano e regional: Fundamentos, métodos e técnicas do planejamento urbano regional.

Citas

AMATO NETO, J. Redes de cooperação produtiva e clusters regionais: oportunidades para as pequenas e médias empresas. São Paulo: Atlas, 2000.

ANDRADE, Manuel Correia de. Espaço, polarização e desenvolvimento: uma introdução à economia regional. São Paulo: Atlas, 1987

BRADFORD, M. & KENT, W. Teoria dos Lugares Centrais: o Modelo de Christaller. In: Geografia Humana: teorias e aplicações. Lisboa: Gradiva, 1987. p.17-25.

BREITBACH, Áurea Corrêa de Miranda. Estudo sobre o conceito de Região. Porto Alegre, Fundação de Economia e Estatística, 1988.

CASSIOLATO, J. E.; LASTRES, H. M. M.; MACIEL, M. L. (Org.). Systems of Innovation and development. 1. ed. Cheltenham, Inglaterra: Edward Elgar, 2003. v. 1. 643 p.

CORREIA, Fagner Walleinstein Silveira. Perfil setorial de caprinovinocultura: no Mundo, Brasil, Nordeste e Sergipe. Disponível em: http://201.2.114.147/bds/BDS.nsf/49A7E70DA9FFD4FA832573840040EE7C/$File/PERFIL%20SETORIAL%20DA%20CAPRINOVINOCULTURA.pdf Acesso em: 08/09/2008

GONÇALVES, Eduardo; GAVIO, Fremar, P. H. Capacidade de inovação regional: o papel de instituições e empresas de base tecnológicas em Juiz de Fora. Revista Nova Economia, São Paulo, v. 12, nº1, p.91-115, jan./jun. 2002

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2010. Brasília, 2010.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidade. Brasília. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br>. Acessado em: mar. 2018.

KAYSER, B. A região como objeto de estudo da geografia. In: GEORGE, P. et al. A Geografia ativa. São Paulo: Difel, 1980.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed., São Paulo: Atlas 2003.

MYRDAL, Gunnar. Teoria econômica e regiões subdesenvolvidas. 3. ed., Rio de Janeiro: Saga, 1972.

PIMENTEL NETO, José Geraldo. Caracterização e dinâmica interativa da inovação no cluster de optoeletrônica da Região Metropolitana do Recife RMR: a interação na perspectiva dos grupos de pesquisa nas ICTs. Recife, 2006, 78f. Monografia de graduação, Universidade Federal de Pernambuco.

PORTER, Michael E. A Vantagem Competitiva das nações. Rio Janeiro: Campus, 1989.

ROCHEFORT, Michael. Villes et organisation de l’espace au Brésil. In: CNRS. La régionalisation de l’espace au Brésil. Paris: Éditions du Centre National de la Recherche Scientifique, 1971.

SCHMITT, C. L. Concentrações de Empresas: Estratégias para a Competitividade e a Eficiência Coletiva. In: XVII Congresso Latino-Americano de Estratégia, 2004, Itapema. Anais do XVII Congresso Latino-Americano de Estratégia, 2004.

SICSÚ, Abraham. Análise das tendências tecnológicas nas estruturas (planos e seguros de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios) do núcleo do Pólo Médico do Recife. In: LIMA, J. Policarpo. et al. (Coord.). O Pólo Médico do Recife: cadeia de valor, desafios e oportunidades, Recife: Editora Universitária da UFPE, 2004.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 4ºed., 2010.

Publicado

2019-02-06

Cómo citar

Pimentel Neto, J. G., Oliveira, H. S. de, & Silveira, K. C. da. (2019). DESENVOLVIMENTO LOCAL-REGIONAL NO NORDESTE BRASILEIRO: UM ESTUDO SITUACIONAL DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE CAPRINOVINOCULTURA DE PERNAMBUCO. Revista Contexto Geográfico, 3(6), 36–46. https://doi.org/10.28998/contegeo.3i6.6719

Número

Sección

Artigos