DESAFIOS NO ENSINO DA CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA: PROPOSIÇÃO DO JOGO “O OBSERVADOR” COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO

Auteurs-es

  • Juliana Pereira Petronilio dos Santos UEFS

DOI :

https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.18.17011

Mots-clés :

Estações Meteorológicas, Jogo de tabuleiro, Climatologia Geográfica

Résumé

A pesquisa apresenta um instrumento didático ao docente de Geografia para o ensino da Climatologia Geográfica por meio de uma abordagem lúdica, apresentando uma estação climatológica para os discentes, seguindo as etapas metodológicas: (I) Pesquisa bibliográfica e visita a estação meteorológica da cidade de Salvador; (II) Elaboração da ferramenta didática; (III) Planejamento da sequência didática e do uso do jogo em sala de aula e aplicação; (IV) Coleta de feedback dos discentes que participaram. Como resultado o jogo de tabuleiro “O Observador”, pautado em perguntas e respostas acerca do tempo e clima e dos componentes da estação meteorológica e ao tabular os dados do questionário aplicado, obteve-se o apontamento para a necessidade de uma maior explicação dos conteúdos e melhoria da sequência didática e repetição da aplicação do jogo, forte interesse dos discentes e habilidades notadas durante a prática. Com isso, o jogo afirma-se como nova alternativa didática e possibilidade de ampliação.

Palavras-chave: Estações Meteorológicas, Jogo de tabuleiro, Climatologia Geográfica.

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Publié-e

2024-02-22

Comment citer

Pereira Petronilio dos Santos, J. (2024). DESAFIOS NO ENSINO DA CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA: PROPOSIÇÃO DO JOGO “O OBSERVADOR” COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO. Revista Contexto Geográfico, 9(18), 440 – 451. https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.18.17011

Numéro

Rubrique

V Simpósio de Geografia Física do Nordeste