DO LIVRO DIDÁTICO AO IDEÁRIO DO PROFESSOR: A ABORDAGEM TEMÁTICA DA MOBILIDADE ESPACIAL DIANTE DAS SINGULARIDADES SOCIOAMBIENTAIS DO PANTANAL DE AQUIDAUANA/MS
DOI :
https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.19.17138Mots-clés :
Geografia escolar, Livro didático, Ensino-aprendizagemRésumé
O presente estudo analisa como a temática mobilidade espacial está representada nos livros didáticos utilizados na educação básica Fundamental II da rede estadual de ensino do estado de Mato Grosso do Sul, bem como apresenta possibilidades ao aperfeiçoamento do conteúdo na perspectiva do aprendizado considerando as particularidades do Pantanal sul-mato-grossense. Realizou-se um levantamento bibliográfico, documental e de dados acerca da temática e do objeto de estudo. Os dados primários foram obtidos através de entrevista semiestruturada com professores da rede pública de ensino e acadêmicos do curso de Geografia UFMS/CPAQ, além da observação direta e análise descritiva da coleção didática. Os resultados apontam que a mobilidade espacial é abordada no livro didático com enfoque na geografia da população, geralmente na perspectiva da formação da população e configuração do território. Restringe-se a explicar processos migratórios, sendo observadas poucas menções às demais formas de mobilidade. O material não contempla as múltiplas dimensões do deslocamento humano em áreas singulares como no Pantanal Sul matogrossense, onde a problemática da mobilidade se impõe no espaço rural e áreas de baixa densidade mais impactadas pela sazonalidade climática que transcorre na privação de acesso a bens e serviços, agravando as desigualdades sociais que assumem uma natureza multidimensional.
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