CIDADE SITIADA: MEDO, VIOLÊNCIA E INSEGURANÇA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE MANAUS

Autori

  • Ronaldo Souza Magalhães Universidade Federal do Amazonas
  • Nelcioney José de Souza Araújo Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.5i10.10431

Parole chiave:

Insegurança, Educação, Violência

Abstract

A criminalidade cresce e sem dúvida é um grande problema social que historicamente atinge todos os segmentos da sociedade, manifestando-se de diversas formas, gerando impactos e consequências sociais. É sabido que locais onde existem grandes concentrações e movimentações de pessoas estão vulneráveis a ações criminosas capazes de comprometer a segurança do local. As escolas, por apresentarem essas características, estão, certamente, expostas a esses riscos e perigos. O reflexo da violência no meio escolar representa uma ameaça aos pilares fundamentais na formação das crianças e dos jovens, qual seja o sistema escolar. Os traumas deixados por quem já sofreu qualquer tipo de violência seja ela física, sexual, moral ou psíquica afetam não só a vida do cidadão, mas também de toda uma coletividade. Nessa perspectiva, a presente proposta tem como objetivo identificar e mapear as escolas públicas estaduais que foram alvos de roubos na cidade de Manaus nos anos de 2016 a 2018. Coletar dados através de questionários e entrevistas aplicados aos profissionais da educação e da segurança pública para identificar os impactos na prática docente e quais as medidas têm sido tomadas para conter essas ações criminosas.

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Biografie autore

Ronaldo Souza Magalhães, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando em Geografia  

Nelcioney José de Souza Araújo, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Geografia

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Pubblicato

2020-12-27

Come citare

Magalhães, R. S., & de Souza Araújo, N. J. (2020). CIDADE SITIADA: MEDO, VIOLÊNCIA E INSEGURANÇA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE MANAUS. Revista Contexto Geográfico, 5(10), 38–55. https://doi.org/10.28998/contegeo.5i10.10431

Fascicolo

Sezione

Artigos