A Organização Territorial do Transporte Aéreo de Passageiros no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.28998/contegeo.6i12.13101Parole chiave:
Transporte Aéreo, Organização Territorial, Estratégias Logísticas, Geografia dos Transportes, Geografia da Circulação, Transporte e LogísticaAbstract
A Geografia dos Transportes é capaz de auxiliar na compreensão dos diferentes impactos que a circulação de pessoas, mercadorias, informações e capitais podem trazer na organização do território. Entende-se que as diversas redes geográficas formadas a partir dos sistemas de movimento expressam - em partes - níveis de interações espaciais, que competem aos estudos da ciência geográfica. O Brasil, por ter dimensões continentais e uma formação socioespacial complexa, demanda, por diferentes escalas, a utilização dos transportes como um elo de integração territorial. Admite-se que a aviação é uma peça arterial de um conjunto de ações e objetos que promovem a articulação das dinâmicas socioeconômicas, sobretudo quando se considera o deslocamento de grandes e médias distâncias em curto tempo. Este trabalho discorre sobre a evolução da aviação comercial brasileira a partir das estratégias logísticas e seus impactos na organização territorial, levando em consideração a reestruturação do setor na virada para o século XXI. Ajuíza-se que os pactos normativos firmados pelo Estado são ineficazes diante da seletividade territorial imposta pelo modal, assim como uma reestruturação das estratégias logísticas que visem a integração regional são necessárias.
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