SUSCETIBILIDADE A DESLIZAMENTOS PELO MÉTODO ESTATÍSTICO BIVARIADO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO DO SILVA, MACEIÓ, ALAGOAS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.28998/contegeo.8i16.15478Parole chiave:
Suscetibilidade; Sistema de Informação Geográfica; Deslizamentos; Valor Informativo.Abstract
A cartografia de deslizamento, a partir do método estatístico bivariado, é a peça fundamental para medidas de prevenção de danos materiais e perdas de vidas na bacia hidrográfica do riacho do Silva. Para tanto, foi elaborado inventário de deslizamentos com uso de imagens de satélites de alta resolução associados aos fatores de predisposição declividade, inverso de Wetness index mais a cartografia geomorfológica e de uso do solo construído o modelo de suscetibilidade na bacia hidrográfica. O modelo apresentou 0,92 da área abaixo da curva de validação que mostra excelente resultado. A área de estudo apresentou os 13,66 % de suscetibilidade muito alta; 7,96 % alta; 3,63 % Moderada; 74,72 Baixa ou nula. Os deslizamentos na área de estudo estão associados a intervenção nas vertentes erosivas pela retirada de material por escavações e da vegetação para implantação moradias fazendo sobrecarga que bloqueiam o escoamento da água e favorece a infiltração. O modelo de suscetibilidade fornece base para planos de monitoramento, contingência, alerta e ações estratégicas de prevenção como também ser incorporado em planos de ordenamento do território na bacia hidrográfica do riacho do Silva.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Este trabalho aborda a temática de elaboração em escala de detalhe da cartografia de suscetibilidade a deslizamentos através de um modelo estatístico em numa bacia hidrográfica urbana do riacho do Silva em Maceió, Alagoas.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Condividi allo stesso modo 4.0.
Os Autores dos trabalhos aceitos para publicação na revista CONTEXTO GEOGRÁFICO devem concordar com os termos a seguir: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional; b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online;e c) Considerando que o acesso a revista é público, os artigos publicados são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.