A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA (UNIMONTES
DOI:
https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.22.17038Parole chiave:
Formação de professores; Prática docente; Formação científica.Abstract
O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância do Programa Residência Pedagógica no percurso formativo de estudantes do curso de Geografia Licenciatura do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes – campus sede). Para tanto, utilizou-se como metodologia revisão bibliográfica, pautada em autores, como: Rocha (2000); Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007); Silvestre e Valente (2014); Silva e Cruz (2018); Silva et al. (2020); Lima (2020), dentre outros, através da leitura de livros e artigos científicos disponíveis em bibliotecas virtuais; a partir dos descritores: formação de professores, programa residência pedagógica, geografia etc.; apresentação de relato de experiência sobre a realização das atividades da RP, em turmas do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada em Montes Claros, cidade situada na Região Intermediária de Montes Claros (Brasil), e descrição dos trabalhos científicos elaborados a partir da participação no programa – que contribuíram para a aprovação da autora no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Considera-se que, o Programa Residência Pedagógica configura-se como essencial para que o professor ainda em formação tenha a possibilidade de observar e conhecer o sistema de ensino, contribuindo para a construção de conhecimento através da Pesquisa.
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