AS RELAÇÕES DE PODER E A REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS PARA ALÉM DE SUA METRÓPOLE
DOI:
https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.20.17650Parole chiave:
Região Metropolitana de Manaus, Redes Geográficas, Abastecimento de ÁguaAbstract
- Apesar da água ser um recurso de importância social e humana, no Brasil, o acesso se dá por meio de mediações de poder, onde o Estado se apresenta como agente principal. Este artigo propõe compreender o serviço de abastecimento de água dos municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM) objetivando a identificação dos principais agentes políticos no âmbito do abastecimento de água. Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico a fim de se compreender a formação institucional da RMM. Por meio de análise e tratamento de dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS), buscou-se identificar a expressão espacial do acesso à água. Revelou-se, de maneira panorâmica, que os municípios com maior proporção de domicílios com abastecimento de água tendem a compor o primeiro colar da RMM. Entretanto, notam-se pontualidades que demandam uma análise mais detalhada. Discutiram-se as diferentes expressões de gestão dos serviços públicos de saneamento nos municípios em estudo. Identificou-se a correlação de dois elementos: a característica da população (rural ou urbana); e o modelo de gestão, que não necessariamente condicionam a prestação dos serviços, mas auxiliam na compreensão da expressão do serviço de abastecimento de água.
Downloads
Riferimenti bibliografici
CORRÊA, Roberto Lobato. Redes geográficas: Reflexões de um tema persistente. Cidades. Rio de Janeiro. vol: 16, n. 49, p 199-218, 2011.
COSAMA - COMPANHIA DE SANEAMENTO DO AMAZONAS. Estatuto Social. 2020. Disponível em: <http://www.cosama.am.gov.br/wp-content/uploads/2015/03/ESTATUTO-SOCIAL-2020.pdf>. Acesso em 03 de Fevereiro de 2024.
Companhia de Saneamento do Amazonas (COSAMA). Organograma. 2022. Disponível em: <http://www.cosama.am.gov.br/wp-content/uploads/2012/12/Organograma-COSAMA-OUT_22.pdf> Acesso em: 03 de Fevereiro de 2024.
COSTA, André Monteiro. Análise histórica do saneamento no Brasil. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Escola Nacional de Saúde Pública, Fiocruz, Rio de Janeiro, 1994.
DIAS, Leila Christina. Redes: emergência e organização. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cezar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p. 141-164.
DIAS, Leila Christina. Rede Geográfica. Geographia, Niterói, vol: 22, n. 49, p. 1-6, 2020.
ELEOTÉRIO, E. C.; NOGUEIRA, R. J. B. A geografia da rede de água na cidade de Manaus. Revista Geopolítica Transfronteiriça, v. 7, n°2, 2023. p. 59-79.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. População residente, por cor ou raça. Censo Demográfico. 2022. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/tabela/9605>. Acesso em: 11 de fevereiro de 2022.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2010 - IBGE. 2010. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/censo-demografico/demografico-2022/universo-caracteristicas-dos-domicilios>. Acesso em: 11 de fevereiro de 2022.
ITACOATIARA. Lei N°1, de 19 de Janeiro de 1968. Dispõe sobre a criação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itacoatiara e dá providências correlatas. Itacoatiara, AM: Prefeitura de Itacoatiara, 1968.
ITAPIRANGA. Balanço orçamentário das receitas. 2023. Disponível em: <https://itapiranga.atende.net/transparencia/item/balanco-orcamentario-das-receitas>. Acesso em: 03 de Fevereiro de 2024.
LANDAU, Elena Charlote; MOURA, Larissa; LUZ, Walcrislei Vercelli. Abastecimento de Água nos Domicílios Urbanos e Rurais do Brasil em 2010. In: LANDAU, Elena Charlote; MOURA, Larissa. (Ed.). Variação geográfica do saneamento básico no Brasil em 2010: Domicílios urbanos e rurais. Brasília, DF: Embrapa, p.37-74, 2016.
LENCIONI, Sandra. Observações sobre o conceito de cidade e urbano. GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, No 24, pp. 109 - 123, 2008
LENCIONI, Sandra. Metrópole, metropolização e regionalização. Rio de Janeiro: Consequência, 2017.
LIMA, Marcos Castro de. Quando o amanhã vem ontem: A institucionalização da Região Metropolitana de Manaus e a indução ao processo de metropolização do espaço na Amazônia ocidental. 2014. Tese. (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo: Departamento de Geografia, São Paulo, 2014.
LIMA, Marcos Castro de. Cidades anfíbias na Amazônia brasileira:Tempo cíclico/ecológico e acíclico/ecológico em Anamã e Careiro da Várzea. In: LIMA, Marcos Castro; ARAÚJO, Nelcioney José de Souza; CRUZ, Manuel de Jesus Masulo da. A geografia amazônica em múltiplas escalas. Embu das Artes, SP: Alexa Cultural; Manaus, AM: EDUA, 2021, p. 73-96.
PEREIRA, José Roosevelt. Departamento, Autarquia ou Empresa. In: ASSEMBLÉIA NACIONAL DA ASSEMAE, XXIV, 1997, Brasília. Brasília: Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento, 1997. p.357-363.
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. Trad. por Marilia Cecilia França. São Paulo: Ática, 1993.
SAAE-ITACOATIARA - SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ITACOATIARA. Organograma. 2024. Disponível em: <https://transparencia.saaeitacoatiara.com.br/wp-content/uploads/Organograma-SAAE-Itacoatiara.pdf>. Acesso em: 03 de Fevereiro de 2024.
SILVA, Fredson Bernardino Araújo; LIMA, Marcos Castro de. Careiro da várzea e Iranduba: Casos de metropolização seletiva no contexto da Região Metropolitana de Manaus. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, Belém, vol. 8, n° 01, p. 34-53, 2020.
SILVA, Fredson Bernardino Araújo. Metropolização do espaço urbano na Amazônia Ocidental: discurso e diferenciação espacial na Região Metropolitana de Manaus. 2022. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Departamento de Geografia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2022.
SILVES. Secretaria municipal de Administração (SEMAD): Competências. 2024 Disponível em: < https://www.silves.am.gov.br/pg.php?area=ADMINISTRACAO >. Acesso em: 3 de Fevereiro de 2024.
SILVES. Secretaria municipal de Transporte, Obras e Urbanismo (SEMTOUR): Competências. 2024. Disponível em: <https://www.silves.am.gov.br/pg.php?area=OBRAS>. Acesso em: 3 de Fevereiro de 2024.
GSS – GRUPO DE SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL. Modelos de Gestão dos Serviços de Saneamento no Brasil: Limites e Possibilidades. Relatório Final. Universidade Federal da Bahia: Departamento de Engenharia Ambiental. Salvador, 2012.
VESENTINI, José William. Novas geopolíticas. 5° edição. São Paulo: Contexto, 2011.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Condividi allo stesso modo 4.0.
Os Autores dos trabalhos aceitos para publicação na revista CONTEXTO GEOGRÁFICO devem concordar com os termos a seguir: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional; b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online;e c) Considerando que o acesso a revista é público, os artigos publicados são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.