ANÁLISE ESTATISTICA DA MORFOMÉTRIA DAS BACIAS DOS RIOS DA VERTENTE SÃO FRANCISCANA NO ESTADO DE ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.28998/contegeo.4i8.8840Parole chiave:
GeoestatísticaAbstract
A regionalização de área na geografia está ligada diretamente a dados econômicos e de saúde, onde são determinados conglomerados para uma melhor implementação de políticas públicas direcionadas. O agrupamento de bacias hidrográficas é uma prática aplicada no brasil para um melhor gerenciamento e gestão dos recursos hídricos. Baseado no aspecto de vizinhança, essa prática nem sempre tem uma semelhança morfométrica. As bacias hidrográficas, normalmente, são fontes de renda para vários municípios devido sua grande importância se faz necessário um estudo mais detalhado sobre a morfometria das bacias hidrográficas, pois através desses estudos é que se pode prever sua capacidade e assim regionaliza-las. Os parâmetros morfométricos extraídos de imagens de satélites para a caracterização de bacias hidrográficas convencionalmente é utilizado para a determinação de suas capacidades hídricas. O presente estudo teve como objetivo definir uma regionalização para a vertente são franciscana do estado de alagoas com base na similaridade morfométrica das bacias hidrográficas, fazendo-se uso das geotecnologias. Os resultados indicam uma agregação de bacias com similaridades, apresentando assim uma nova proposta para a regionalização da vertente sõ franciscana do estado de alagoas, permitindo uma divisão mais eficaz e servindo como ferramenta para um planejamento fisico-territorial adequado com aplicação inclusive de práticas conservacionistas.
What do you want to do ?New mailCopy What do you want to do ?New mailCopy What do you want to do ?New mailCopyDownloads
Riferimenti bibliografici
CHRISTOFOLETTI. ANTONIO. Geomorfologia. 2⁰ ed. Ed. Edgard Blucher. São Paulo. 1980.
GUERRA, Antônio T.; CUNHA, Sandra B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Ed. Bertrand Brasil. São Paulo. 1994.
GUERRA, Antônio Teixeira; VITTE, Antônio Carlos (org.) Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil. Rio de Janeiro. Ed. Bertrand Brasil, 2004.
TerraView 4.1.0. São José dos Campos, SP: INPE, 2018.
Disponível em: www.dpi.inpe.br/terraview. Acesso em: 11/09/2017.
TUCCI, Carlos E. M.(org). Hidrologia: Ciência e aplicação. 4⁰ed. Porto Alegre. Ed. UFRGS/ABRH. 2009.
VILELA, Suani Marcondes; MATTOS, Arthur. Hidrologia Aplicada. Ed. McGRAW-Hill do Brasil. São Paulo. 1975.