EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA RIBEIRINHA: NAVEGAÇÕES EM MANAUS E NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Autores

  • Bianca Doza UFRGS/estudante
  • Nestor Kaercher UFRGS/Professor Titular

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.22.17507

Palavras-chave:

Educação do Campo, Amazônia Ribeirinha, Escola Ribeirinha

Resumo

Nessa produção textual, apresentamos os resultados iniciais de uma pesquisa de mestrado em andamento sobre as escolas ribeirinhas de Manaus, tendo a Escola Municipal José Sobreira do Nascimento, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, como estudo de caso até o momento. Nosso objetivo é contextualizar o acesso ao ensino fundamental nessas instituições no município e verificar como o tempo ecológico/cíclico interfere na escola da comunidade. Para isso, realizamos mapeamentos para mostrar onde estão e como estão distribuídos os elementos que modificam o cotidiano dos estudantes, tais como a localização das escolas, a proximidade com o rio, as estradas e a área urbana de Manaus. Os gráficos, por sua vez, mostraram a dinâmica do êxodo rural no município e a taxa de abandono na Escola Municipal José Sobreira do Nascimento. A partir desses dados, é possível relacionar as escalas municipal e comunitária não só no mapa, mas na compreensão do funcionamento do ensino fundamental, bem como traçar aproximações e distanciamentos com outras realidades, identificando particularidades dentro do processo geral de escolarização. Dessa forma, foi possível elencar algumas condições espaços-temporais específicas do lugar na escala municipal e comunitária que atravessam os cotidianos dos estudantes, interferindo na ação corriqueira de ir à escola.

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Biografia do Autor

Nestor Kaercher, UFRGS/Professor Titular

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, formação de professores e prática docente. Seus textos podem ser encontrados no blog: http://geografiadonestor.weebly.com.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Doza, B., & Kaercher, N. A. (2024). EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA RIBEIRINHA: NAVEGAÇÕES EM MANAUS E NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. Revista Contexto Geográfico, 9(22), 41–52. https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.22.17507