A RELEVÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Autores

  • Maria Francineila Pinheiro dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.2i3.6134

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Geografia, Formação Inicial Docente.

Resumo

Este artigo discute a relevância do Estágio Supervisionado em Geografia na formação inicial docente. Nesta perspectiva, o pesquisador utilizou o método “Estado da Arte”, no intuito de investigar os conceitos presentes na produção cientifica sobre o Estágio Supervisionado em Geografia nos dois eventos a seguir: Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia – ENPEG (2009 e 2011), e no Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação em Geografia – ENANPEGE (2009 e 2011); assim como os aportes teóricos que subsidiam os mesmos. Desse modo, a análise realizada centra-se, a princípio, em investigar e evidenciar a produção acadêmica acerca do estágio, onde destaca os conceitos e as abordagens teóricas na qual estão ancorados os mesmos; e em segundo plano, discute o que constitui e representa o Estágio Supervisionado para os cursos de formação inicial docente. A análise dos dados coletados possibilitou concluir que o Estágio Supervisionado em Geografia é fonte primária de valores identitários imprescindíveis na constituição do sujeito docente, o qual deve estar em constante interação com o ambiente escolar, e com a aprendizagem para a socialização do conhecimento voltado para a construção da cidadania e edificação da identidade docente.

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Publicado

2018-09-25

Como Citar

dos Santos, M. F. P. (2018). A RELEVÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. Revista Contexto Geográfico, 2(3), 66–75. https://doi.org/10.28998/contegeo.2i3.6134

Edição

Seção

Artigos