Educação do campo & agroecologia
um breve estudo do conhecimento
Palavras-chave:
Casa Familiar Rural, Escola Família Agrícola, Construção do ConhecimentoResumo
Este artigo objetiva descrever a pesquisa do tipo Estudo do Conhecimento dos unitermos que compõem a proposta de tese que possui o intuito de compreender a Educação do Campo, com enfoque na Agroecologia como pressuposto teórico para práticas pedagógicas através da Construção do Conhecimento do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico das pesquisas em nível de pós-graduação e graduação representados pelos artigos publicados nas principais plataformas digitais que hospedam os anais do Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). Com a pesquisa obtivemos resultados que demonstram uma efervescência na produção técnica, teórica cientifica, com diferentes enfoques sistêmicos, orientados para as mais diversas áreas do conhecimento. Neste sentido, é visto a importância do refinamento das buscas em correlações para afinar os resultados de acordo com a proposta da tese. Como considerado no artigo.
Downloads
Referências
ABA. Associação Brasileira de Agroecologia. Disponível em: https://aba-agroecologia.org.br/. 2020.
ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. mar4.ed. – Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2004.
Bervian, P.A., Cervo, A. L. & Da Silva, R. Fases da elaboração da pesquisa. In: P. A. Bervian, A. L. Cervo & R. Da Silva (Orgs.). Metodologia científica (pp.83-89). São Paulo, Brasil: Pearson Pretice Hall. 2007.
BUENO, O. T. M. et al. Diálogos de Saberes na Educação do Campo: Observando os Saberes Etnopedológicos em Cerro Azul (PR). In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Atas... ABRAPEC: Florianópolis, 2017.
CALDART, R. S. Por Uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING Edgar Jorge, CERIOLI Paulo Ricardo e CALDART, Roseli Salete, (Orgs.). Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília: Articulação nacional por uma educação do campo, 2002. (Coleção Por Uma Educação do Campo, n.º 4).
CALDART, R. S. Elementos para construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. In: MOLINA, Mônica Castagna e JESUS, Sônia Meire Santos Azevedo (Orgs.). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília: Articulação nacional por uma educação do campo, 2004. (Coleção Por Uma Educação do Campo, nº 5).
CAPORAL, F. R. Agroecologia: uma nova ciência para apoiar a transição a agriculturas mais sustentáveis. Brasília: 2009.
CAPORAL, F. R., COSTABEBER, J. A. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. 2. ed. Brasília: MDA: SAF: DATER-IICA, 2007.
FERNANDES, B. M.. Território Camponês. In: Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio: Expressão Popular, 2012.
FERNANDES, B. M. Diretrizes de uma Caminhada. In: ARROYO, Miguel, CALDART, Roseli Salete, MOLINA, Mônica Castagna (Orgs). Por uma educação do campo. Vozes: Petrópolis, 2009.
GAIA, M. C. M. Agroecologia e Ensino de Ciências: Desafios e Tensões na Educação do Campo. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Atas... ABRAPEC: Florianópolis, 2017.
GONÇALVES, M. M., BRICK, E. M. Educação do Campo e Ensino de Ciências: Contribuições da Perspectiva Freireana para o Trabalho Docente. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Atas... ABRAPEC: Florianópolis, 2017.
LIMA, L. A. FREIXO, A. A. Dialogando Saberes no Campo: um Estudo de Caso em uma Escola Família Agrícola. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Atas... ABRAPEC: Campinas, 2011.
MARTINS. J. S. Capitalismo e tradicionalismo: estudo sobre as contradições da sociedade agrária no Brasil. São Paulo: Pioneira. 2009.
MULLER, C. C., LINDNER, E. L. A Construção do Conhecimento em Comunidades Rurais e a Recuperação dos Saberes Locais. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Atas... ABRAPEC: Águas de Lindóia, 2013.
NASCIMENTO, C. G. A educação camponesa como espaço de resistência e recriação da cultura: um estudo sobre as concepções e práticas educativas da Escola Família Agrícola de Goiás. 318 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP, 2005.
RBA. Revista Brasileira de Agroecologia. Disponível em: https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Aline Guterres Ferreira, Dr. José Robaina
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0