Educação do campo & agroecologia

um breve estudo do conhecimento

Autores

Palavras-chave:

Casa Familiar Rural, Escola Família Agrícola, Construção do Conhecimento

Resumo

Este artigo objetiva descrever a pesquisa do tipo Estudo do Conhecimento dos unitermos que compõem a proposta de tese que possui o intuito de compreender a Educação do Campo, com enfoque na Agroecologia como pressuposto teórico para práticas pedagógicas através da Construção do Conhecimento do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico das pesquisas em nível de pós-graduação e graduação representados pelos artigos publicados nas principais plataformas digitais que hospedam os anais do Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). Com a pesquisa obtivemos resultados que demonstram uma efervescência na produção técnica, teórica cientifica, com diferentes enfoques sistêmicos, orientados para as mais diversas áreas do conhecimento. Neste sentido, é visto a importância do refinamento das buscas em correlações para afinar os resultados de acordo com a proposta da tese. Como considerado no artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dr. José Robaina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Prof. Dr. José Vicente Lima Robaina, PhD
DEC - Departamento de Ensino e Currículo
FACED - Faculdade de Educação da UFRGS
UFRGS - Campus Porto Alegre/RS
Professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - EDUCAMPO
Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC - UFRGS
Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática – PPGSTEM – UERGS – Campus Guaíba / RS
Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências - REAMEC
Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo e Ciências da Natureza - GPEEC NATUREZA dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9254712785950587
site do GPEEC NATUREZA www.ufrgs.br/gpeecnatureza
https://orcid.org/0000-0002-4604-3597
Celular (51) 999138731
joserobaina1326@gmail.com
jose.robaina@ufrgs.br
jose-robaina@uergs.edu.br

Referências

ABA. Associação Brasileira de Agroecologia. Disponível em: https://aba-agroecologia.org.br/. 2020.

ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. mar4.ed. – Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2004.

Bervian, P.A., Cervo, A. L. & Da Silva, R. Fases da elaboração da pesquisa. In: P. A. Bervian, A. L. Cervo & R. Da Silva (Orgs.). Metodologia científica (pp.83-89). São Paulo, Brasil: Pearson Pretice Hall. 2007.

BUENO, O. T. M. et al. Diálogos de Saberes na Educação do Campo: Observando os Saberes Etnopedológicos em Cerro Azul (PR). In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Atas... ABRAPEC: Florianópolis, 2017.

CALDART, R. S. Por Uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING Edgar Jorge, CERIOLI Paulo Ricardo e CALDART, Roseli Salete, (Orgs.). Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília: Articulação nacional por uma educação do campo, 2002. (Coleção Por Uma Educação do Campo, n.º 4).

CALDART, R. S. Elementos para construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. In: MOLINA, Mônica Castagna e JESUS, Sônia Meire Santos Azevedo (Orgs.). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília: Articulação nacional por uma educação do campo, 2004. (Coleção Por Uma Educação do Campo, nº 5).

CAPORAL, F. R. Agroecologia: uma nova ciência para apoiar a transição a agriculturas mais sustentáveis. Brasília: 2009.

CAPORAL, F. R., COSTABEBER, J. A. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. 2. ed. Brasília: MDA: SAF: DATER-IICA, 2007.

FERNANDES, B. M.. Território Camponês. In: Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio: Expressão Popular, 2012.

FERNANDES, B. M. Diretrizes de uma Caminhada. In: ARROYO, Miguel, CALDART, Roseli Salete, MOLINA, Mônica Castagna (Orgs). Por uma educação do campo. Vozes: Petrópolis, 2009.

GAIA, M. C. M. Agroecologia e Ensino de Ciências: Desafios e Tensões na Educação do Campo. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Atas... ABRAPEC: Florianópolis, 2017.

GONÇALVES, M. M., BRICK, E. M. Educação do Campo e Ensino de Ciências: Contribuições da Perspectiva Freireana para o Trabalho Docente. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Atas... ABRAPEC: Florianópolis, 2017.

LIMA, L. A. FREIXO, A. A. Dialogando Saberes no Campo: um Estudo de Caso em uma Escola Família Agrícola. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Atas... ABRAPEC: Campinas, 2011.

MARTINS. J. S. Capitalismo e tradicionalismo: estudo sobre as contradições da sociedade agrária no Brasil. São Paulo: Pioneira. 2009.

MULLER, C. C., LINDNER, E. L. A Construção do Conhecimento em Comunidades Rurais e a Recuperação dos Saberes Locais. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Atas... ABRAPEC: Águas de Lindóia, 2013.

NASCIMENTO, C. G. A educação camponesa como espaço de resistência e recriação da cultura: um estudo sobre as concepções e práticas educativas da Escola Família Agrícola de Goiás. 318 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP, 2005.

RBA. Revista Brasileira de Agroecologia. Disponível em: https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia. 2020.

Downloads

Publicado

2023-09-30

Como Citar

GUTERRES FERREIRA, Aline; LIMA ROBAINA, José Vicente. Educação do campo & agroecologia: um breve estudo do conhecimento. Revista Craibeiras de Agroecologia, [S. l.], v. 8, n. 1, 2023. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/era/article/view/15259. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos