Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; Fonte Arial; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para os autores/Submissão

O manuscrito deve ter, no máximo, 20 páginas, incluindo-se as ilustrações (tabelas e figuras), que devem aparecer logo após citadas no texto.

O manuscrito deve ser redigido no editor de texto Word, espaçamento 1,5 entre linhas, fonte Arial, corpo 12, folha tamanho A4, margens de 2,0 cm, sem numeração nas páginas. O arquivo deve omitir a identificação dos autores.

A ordenação do artigo deve ser feita da seguinte forma:

Título: em negrito, centralizado, apenas a primeira letra em maiúsculo. Nomes de organismos vivos devem ser seguidos de seu nome científico entre parêntesis e em itálico.

Resumo: Deve ser redigido em até 250 palavras, apresentando os objetivos do estudo, metodologias e principais resultados. Não deve conter nenhuma referência nessa seção.

Palavras chave: Três a cinco palavras-chave que descrevam o trabalho. Não deve constar nenhuma palavra igual às do título do trabalho.

Título em inglês ou espanhol: Mesmo que título em português, devendo ser sua tradução fiel.

Abstract/Resumen: Mesmo que Resumo, devendo ser tradução fiel do mesmo.

Keywords ou Palabras clave: Mesmo que palavras-chave.

Observação: Trabalhos escritos em inglês ou espanhol devem conter o resumo em português.

Introdução: Deve ser uma breve e clara revisão de literatura do seu estudo, apresentando as principais problemáticas envolvidas no tema, quais soluções, quais autores que já abordaram o tema, fazendo que que exista uma justificativa da execução da pesquisa em debate.

Material e Métodos: Que mostre detalhadamente como foi desenvolvida a pesquisa, descrevendo métodos, referenciando-os quando necessário e também apresentar detalhes importantes para que a mesma venha a ser replicada por outros autores que leiam o trabalho/pesquisa.

Resultados e Discussão: Deve apresentar claro e detalhadamente todos os dados resultantes da pesquisa, explicitando sua importância e explanando em contraste com outros autores/pesquisadores/teóricos de suas respectivas áreas, gerando uma discussão apropriada com base no método científico.

Conclusões: Apresentar os principais resultados da pesquisa. Evitar o uso de tópicos, podendo utilizar parágrafos separados em casos de várias conclusões. Para trabalhos de extensão, ou que demande uma maior explanação, pode ser substituído por “Considerações Finais”.

Agradecimentos (opcional): Agências de fomento devem ser mencionadas.

Referências: As referências devem ser organizadas em conformidade com a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT NBR 6023:2002). Como,

Um autor: Oliveira (2018) ou (Oliveira, 2018)

Dois autores: Oliveira e Santos (2018) ou (Oliveira; Santos, 2018)

Três autores: Oliveira, Silva e Santos (2018) ou (Oliveira; Silva; Santos, 2018)

Quatro ou mais autores deve-se utilizar o “et al”: Lima et al. (2018) ou (Lima et al., 2018).

Não se emprega itálico ao et al

Sugerimos não utilização do Apud

Exemplos de referências:

Artigo de periódico:

SILVA, J. M.; DA SILVA, L. M. M. M.; GUEDES, E. L. F.; DOS SANTOS, T. M. C.; DE OLIVEIRA, J.  U. L.; SANTOS, J. M. S. M.; VIGODERIS, R. B. Use of Eisenia andrei as bioindicator of soil toxicity of agrochemicals. International Journal of Agriculture Innovations and Research, v. 6, n. 5, p. 160-163, 2018.

Livro completo:

CHITARRA, M. I. F. Pós colheita de frutas e hortaliças: fisiologia e manuseio. 2ª ed. Lavras: UFLA, 2005.

Capítulo de livro:

YURI, J. E.; MOTA, J. H.; DE RESENDE, G. M.; DE SOUZA, R. J. Nutrição e adubação da cultura da alface. In: PRADO, R. M.; CECÍLIO FILHO, A. B. Nutrição e adubação de hortaliças. Jaboticabal: FCAV/CAPES, pp. 559-577, 2016.

Teses, dissertações, monografias/TCC:

SILVA, G. P. P. Produção de alface fertilizada com extrato de húmus e cobertura viva de amendoim forrageiro em sistema de cultivo de base ecológica. 65 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia), Universidade de Brasília, DF, 2015.

Sites/Documentos eletrônicos:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. População. Disponível em: < https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/populacao.html>. Acesso em: 20 de outubro de 2017.

Política padrão de seção