Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; Fonte Arial; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Author Guidelines

Diretrizes para os autores/Submissão

O manuscrito deve ter, no máximo, 20 páginas, incluindo-se as ilustrações (tabelas e figuras), que devem aparecer logo após citadas no texto.

O manuscrito deve ser redigido no editor de texto Word, espaçamento 1,5 entre linhas, fonte Arial, corpo 12, folha tamanho A4, margens de 2,0 cm, sem numeração nas páginas. O arquivo deve omitir a identificação dos autores.

A ordenação do artigo deve ser feita da seguinte forma:

Título: em negrito, centralizado, apenas a primeira letra em maiúsculo. Nomes de organismos vivos devem ser seguidos de seu nome científico entre parêntesis e em itálico.

Resumo: Deve ser redigido em até 250 palavras, apresentando os objetivos do estudo, metodologias e principais resultados. Não deve conter nenhuma referência nessa seção.

Palavras chave: Três a cinco palavras-chave que descrevam o trabalho. Não deve constar nenhuma palavra igual às do título do trabalho.

Título em inglês ou espanhol: Mesmo que título em português, devendo ser sua tradução fiel.

Abstract/Resumen: Mesmo que Resumo, devendo ser tradução fiel do mesmo.

Keywords ou Palabras clave: Mesmo que palavras-chave.

Observação: Trabalhos escritos em inglês ou espanhol devem conter o resumo em português.

Introdução: Deve ser uma breve e clara revisão de literatura do seu estudo, apresentando as principais problemáticas envolvidas no tema, quais soluções, quais autores que já abordaram o tema, fazendo que que exista uma justificativa da execução da pesquisa em debate.

Material e Métodos: Que mostre detalhadamente como foi desenvolvida a pesquisa, descrevendo métodos, referenciando-os quando necessário e também apresentar detalhes importantes para que a mesma venha a ser replicada por outros autores que leiam o trabalho/pesquisa.

Resultados e Discussão: Deve apresentar claro e detalhadamente todos os dados resultantes da pesquisa, explicitando sua importância e explanando em contraste com outros autores/pesquisadores/teóricos de suas respectivas áreas, gerando uma discussão apropriada com base no método científico.

Conclusões: Apresentar os principais resultados da pesquisa. Evitar o uso de tópicos, podendo utilizar parágrafos separados em casos de várias conclusões. Para trabalhos de extensão, ou que demande uma maior explanação, pode ser substituído por “Considerações Finais”.

Agradecimentos (opcional): Agências de fomento devem ser mencionadas.

Referências: As referências devem ser organizadas em conformidade com a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT NBR 6023:2002). Como,

Um autor: Oliveira (2018) ou (Oliveira, 2018)

Dois autores: Oliveira e Santos (2018) ou (Oliveira; Santos, 2018)

Três autores: Oliveira, Silva e Santos (2018) ou (Oliveira; Silva; Santos, 2018)

Quatro ou mais autores deve-se utilizar o “et al”: Lima et al. (2018) ou (Lima et al., 2018).

 Não se emprega itálico ao et al

Sugerimos não utilização do Apud

 

Exemplos de referências:

Artigo de periódico:

SILVA, J. M.; DA SILVA, L. M. M. M.; GUEDES, E. L. F.; DOS SANTOS, T. M. C.; DE OLIVEIRA, J.  U. L.; SANTOS, J. M. S. M.; VIGODERIS, R. B. Use of Eisenia andrei as bioindicator of soil toxicity of agrochemicals. International Journal of Agriculture Innovations and Research, v. 6, n. 5, p. 160-163, 2018.

 

Livro completo:

CHITARRA, M. I. F. Pós colheita de frutas e hortaliças: fisiologia e manuseio. 2ª ed. Lavras: UFLA, 2005.

Capítulo de livro:

YURI, J. E.; MOTA, J. H.; DE RESENDE, G. M.; DE SOUZA, R. J. Nutrição e adubação da cultura da alface. In: PRADO, R. M.; CECÍLIO FILHO, A. B. Nutrição e adubação de hortaliças. Jaboticabal: FCAV/CAPES, pp. 559-577, 2016.

 

Teses, dissertações, monografias/TCC:

SILVA, G. P. P. Produção de alface fertilizada com extrato de húmus e cobertura viva de amendoim forrageiro em sistema de cultivo de base ecológica. 65 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia), Universidade de Brasília, DF, 2015.

 

Sites/Documentos eletrônicos:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. População. Disponível em: < https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/populacao.html>. Acesso em: 20 de outubro de 2017.

Artigos

Política padrão de seção

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.