Grau de escolaridade e ocupação de produtores em assentamentos do município de Maragogi-AL
Resumo
Os assentamentos caracterizam-se por serem oriundos de uma luta por terra resultante de movimentos sociais, apresentando um importante papel na agricultura gerando renda e ocupação no campo, favorecendo a oferta de alimentos mais saudáveis ao consumidor final. O trabalho teve como objetivo traçar o grau de escolaridade e ocupação de produtores rurais em assentamentos do município de Maragogi-AL. Para a obtenção dos dados necessários, realizou-se levantamentos bibliográficos, obtenção de dados secundários, visita e observações de campo e, por último, a realização de entrevistas junto aos assentados utilizando um questionário roteiro. O trabalho obteve informações que demonstram o baixo grau de escolaridade dos assentados e a ocupação predominantemente de produtor rural.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2006.
INCRA-PRA. Plano de recuperação dos assentamentos, 2003.
FARID. J. Agricultor tem baixo nível de escolaridade, aponta IBGE, 2009. Disponível em:<http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,agricultor-tem-baixo-nivel-de escolaridade-aponta-ibge,443486>. Acesso em: 03 de mar. 2017.
DELGADO. G. C. Condições para o desenvolvimento dos projetos de assentamentos: alguns aspectos econômicos. In: Reforma Agrária. São Paulo; ABRA vol.32, n. 2, p. 119-123 jul/dez, 2007.
BUTTO, A.; LOPES, A. Mulheres na reforma agrária a experiência recente no Brasil/ -Brasília: MDA. 2010. 240 p. 2010.
Downloads
Publicado
2017-11-05
Como Citar
DA SILVA, Davi Francisco; PEREIRA, Isabella dos Santos; SANTOS, Elton Lima; DE LIMA, Misleni Ricarte; DE MELO GARCIA, Pedro Henrique; DE MELO, Marcelo José; ESPINDOLA FILHO, Afonso Marinho. Grau de escolaridade e ocupação de produtores em assentamentos do município de Maragogi-AL. Revista Craibeiras de Agroecologia, [S. l.], v. 1, n. 1, 2017. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/era/article/view/3779. Acesso em: 20 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0