Residência Agrária Jovem: Agroecologia e Educomunicação: Uma experiência com a juventude camponesa de Pernambuco.

Autores

  • Katson Fernandes Fernandes Fernandes Universidade Federal Rural do Semmi-Árido
  • Claudio Ubiratan Gonçalves Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Resumo

O cenário atual do campo Brasileiro esta marcado pelo avanço destrutivo do capital sobre o território, que se reproduz nas mais diversas formas, sendo uma delas o agronegócio. No entanto, tal circunstância tem encontrado resistência por parte dos camponeses que identificam neste avanço uma ameaça a suas terras, águas e ar, assim como ao seu modo de vida e produção. Neste sentido à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT) com apoio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), desenvolveram uma ação pedagógica crítica frente a este processo que foi o curso Residência Agrária Jovem: Agroecologia e Educomunicação. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é o de apresentar esta experiência enquanto processo formativo da juventude camponesa. Partindo da metodologia de uma pesquisa participativa e da pedagogia da alternância. Nos aproximamos de algumas conclusões parciais, as quais nos leva a mencionar que este projeto tem contribuído de forma positiva na construção de um jeito de ser no e para o campo, pautado nos princípios da agroecologia.

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Referências

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Publicado

2017-11-05

Como Citar

FERNANDES, Katson Fernandes Fernandes; GONÇALVES, Claudio Ubiratan. Residência Agrária Jovem: Agroecologia e Educomunicação: Uma experiência com a juventude camponesa de Pernambuco. Revista Craibeiras de Agroecologia, [S. l.], v. 1, n. 1, 2017. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/era/article/view/3840. Acesso em: 13 ago. 2024.