Sistematização das experiências agroecológicas e agroindustriais nos assentamentos rurais da Microrregião Alagoana do Sertão do São Francisco

Autores

  • Claudemir Martins Cosme Instituto Federal de Alagoas, IFAL, Alagoas, Brasil.
  • Edla Silva Marciano Instituto Federal de Alagoas, IFAL, Alagoas, Brasil.
  • Izabela Mota Monteiro Instituto Federal de Alagoas, IFAL, Alagoas, Brasil.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar as principais experiências agroecológicas e agroindustriais desenvolvidas pelo campesinato assentado nos assentamentos rurais da Microrregião Alagoana do Sertão do São Francisco. Trata se de uma pesquisa em andamento, desenvolvida no âmbito do Programa de Iniciação Científica (Pibic) no Instituto Federal de Alagoas, Câmpus Piranhas. Metodologicamente está amparada em pesquisa bibliográfica, busca por reportagens na internet, visita a órgãos e empresas prestadoras de Assistência Técnica e Extensão Rural as famílias assentadas, diálogo com os movimentos e organizações sociais do campo, visitas de campo aos assentamentos rurais e entrevistas com roteiros semiestruturados com os/as assentados (as). Resultados parciais apontam: a) a presença maior das experiências agroecológicas em detrimento das experiências agroindustriais; b) a necessidade de sistematização e visibilização dessas experiências e c) a importância da agroecologia e da agroindústria para a sustentabilidade dos assentamentos rurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudemir Martins Cosme, Instituto Federal de Alagoas, IFAL, Alagoas, Brasil.

Professor de Geografia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - Campus Piranhas, onde coordenou o Programa de Extensão Minha Comunidade 2016: "Agroindústria e produção agroecológica com as mulheres e jovens do Assentamento Patativa do Assaré - Olho DÁgua do Casado" e, atualmente, orienta a Pesquisa de Iniciação Científica - PIBIC: Mapeamento e sistematização das principais experiências agroecológicas e agroindustriais desenvolvidas nos assentamentos rurais da Microrregião Alagoana do Sertão do São Francisco. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba, com mestrado sanduíche na Universidade Federal de Sergipe. Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará e Graduado em Tecnólogo em Recursos Hídricos/Irrigação pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC. Pesquisador membro do Laboratório de Pesquisas e Estudos sobre o Espaço Agrário e Campesinato e do Núcleo de Agroecologia, ambos do PPGEO/UFPE. Atualmente concentra os estudos no campo da Geografia Humana, com interesse nas seguintes temáticas: historia e epistemologia da ciência geográfica, questão agrária, campesinato, conflitos no campo, movimentos sociais do campo, assentamentos rurais, reforma agrária, agroecologia, governo e Estado.

Edla Silva Marciano, Instituto Federal de Alagoas, IFAL, Alagoas, Brasil.

Estudante do Curso Técnico Integrado em Agroecologia no IFAL/Campus Piranhas.

Izabela Mota Monteiro, Instituto Federal de Alagoas, IFAL, Alagoas, Brasil.

Estudante do Curso Técnico Integrado em Agroindústria no IFAL/Campus Piranhas.

Referências

C. M., Cosme. A expulsão de camponeses assentados como uma das faces da contrarreforma agrária no Brasil: um estudo da evasão nos assentamentos rurais do Ceará. 292p. Dissertação (Mestrado em Geografia), UFPB, João Pessoa, 2015.

E. Leff. Agroecologia e Saber ambiental. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2002. Disponível em< http://taquari.emater.tche.br/docs/agroeco/revista/ano3_n1/revista_agroecologia_ano3_num1_parte08_artigo.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2017.

Incra. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Projetos de Reforma Agrária conforme fases de implementação: período de criação do projeto: 01/01/1970 até 06/03/2017. Maceió, 2017. CD-ROM.

P. I. Christoffoli. Agroindústria. In. R. S. Caldart et al. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2017, pp. 74-81.

Publicado

2017-11-05

Como Citar

COSME, Claudemir Martins; MARCIANO, Edla Silva; MONTEIRO, Izabela Mota. Sistematização das experiências agroecológicas e agroindustriais nos assentamentos rurais da Microrregião Alagoana do Sertão do São Francisco. Revista Craibeiras de Agroecologia, [S. l.], v. 1, n. 1, 2017. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/era/article/view/3847. Acesso em: 16 set. 2024.