ESTÁGIO VIVÊNCIA: ANÁLISE DESCRITIVA DO CENÁRIO ATUAL DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE OLINDA NOVA DO MARANHÃO, MA.

Autores

  • Mário Augusto Universidade Estadual do Maranhão

Resumo

O Estágio Vivência visa proporcionar oportunidades para estudantes vivenciarem a realidade das comunidades e assentamentos rurais  e proporcionar o aprendizado sobre a relação entre essas áreas, promover a troca de saberes e conhecimento prático, sob perspectiva de estimular os estudantes na busca da transformação da realidade desses locais. O Estágio Vivência foi organizado pelo Núcleo de Extensão e Desenvolvimento (LABEX), e realizado por um convenio entre LABEX e  município de Olinda Nova do Maranhão, acolhendo um grupo de alunos e facilitando o desenvolvimento das atividades por 12 dias. Foram aplicados questionários estruturados com perguntas objetivas, com intuito de levantar a percepção dos estudantes sobre o cenário atual da agricultura familiar no município, obtendo uma descrição dos potenciais e desafios de acordo com a sua área de estudo. A agricultura familiar é extensiva e considerada a principal fonte de renda no contexto econômico do município, com produção majoritária de culturas anuais como arroz, feijão, milho e mandioca. A pecuária é desenvolvida de forma semiextensiva, enquanto a pesca exprime exploração crescente e tecnificada. Em termos de comercialização, os produtos agrícolas são escoados pelos produtores de forma direta, no mercado local. O município tem considerável potencial para a produção, porém parece haver descaso na aplicação das políticas públicas no âmbito agrícola, haja vista a insuficiência de assistência técnica. Por exemplo, a ausência de incentivos por parte dos órgãos públicos para a comercialização dos produtos, o que permitiria  escalonar e estabelecer frequência na produção, permitindo fluxo de renda e vida digna as famílias. Desta forma, o estágio foi de grande valia, pois permitiu interação dos estudantes  com as famílias do meio rural, por meio de práticas e troca de saberes nas atividades produtivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-05-29

Como Citar

AUGUSTO, Mário. ESTÁGIO VIVÊNCIA: ANÁLISE DESCRITIVA DO CENÁRIO ATUAL DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE OLINDA NOVA DO MARANHÃO, MA. Revista Craibeiras de Agroecologia, [S. l.], v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/era/article/view/4988. Acesso em: 20 nov. 2024.