AVALIAÇÃO DE ESTERCOS NA CONSTRUÇÃO DE BIOFERTILIZANTES PARA AGRICULTURA FAMILIAR

Autores

  • kauane santos batista Instituto Federal de Sergipe

Resumo

O biodigestor é o local onde ocorre a fermentação da biomassa (esterco de animais e restos de vegetais), que são transformados em biofertilizante e em gás metano que pode substituir as fontes de energia necessárias às comunidades rurais, minimizando os custos das mesmas com fontes de energia externa. Para otimizar custos para a agricultura familiar, o biodigestor pode ser construído em tanques, caixas, entre outros. Este trabalho objetiva avaliar a efetividade de biofertilizantes e da produção de gás pelo biodigestor, ao se utilizar o esterco de aves, esterco bovino, suíno e ovino. O trabalho foi realizado no Instituto Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão, localizado no povoado de Quissamã, durante 12 meses. O tratamento com esterco suíno foi o primeiro a virar adubo orgânico, enquanto que o tratamento ovino foi o último e apresentou contaminação por fungos. O tratamento de esterco de aves teve a maior produção de gás, seguido de esterco suíno, bovino e ovino. O esterco de aves foi o que apresentou maior concentração de todos os nutrientes testados, enquanto que o esterco ovino foi o que apresentou menor concentração de nutrientes e deficiência emfósforo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

kauane santos batista, Instituto Federal de Sergipe

estudei o ensino medio no colegio estadual joão alves filho estou terminando graduação no instituto federal de sergipe campus São Cristóvão no Curso de Tecnologia em AGROECOPLOGIA COM O TEMA DA monografia 

PERDA DA AUTONOMIA NOS AGROECOSSISTEMAS
CAMPESINOS: A VISEIRA DOS APLICADORES DE AGROTÓXICOS

trabalho com extenção rural 

Referências

MEDEIROS, M. B.; WANDERLEY, P. A.;

WANDERLEY, M. J. A. Biofertilizantes líquidos. Revista Biotecnologica Ciência &Desenvolvimento, pag. 38-44, 2003.

PENTEADO, S. R. Adubação Orgânica: Compostos Orgânicos e Biofertilizantes. 3 editora, Via Orgânica Páginas: 160, 2010.

ROSTAND, R.; COSTA, J. MANUAL Aonde

Vamos. Boletim EDIÇÃO N.º 003. Biodigestor

"Pe”, Forte Alternativa Energética e de Biofertilização,1999.

SANTOS, A. C. V. dos. Efeitos nutricionais e fitossanitários do biofertilizante líquido a nível de campo. Revista Brasileira de Fruticultura, v.13,n.4, p. 275 – 279. 1991.

TARRENTO, G. E.; MARTINEZ, J. C. Análise da

implantação de biodigestores em pequenas propriedades rurais, dentro do contexto da produção limpa. In: XIII SIMPEP, 2006, Bauru, SP, Brasil. Anais... Bauru: Unesp, p, 1-8. 2006.

TIMM, P. J.; GOMES, J. C. C.; MORSELLI, T. B.

Insumos para agroecologia: Pesquisa em vermicompostagem e produção de biofertilizantes líquidos. Revista Ciência & Ambiente. Universidade federal de santa Maria 29° publicação. 2004.

Downloads

Publicado

2018-05-29

Como Citar

BATISTA, Kauane santos. AVALIAÇÃO DE ESTERCOS NA CONSTRUÇÃO DE BIOFERTILIZANTES PARA AGRICULTURA FAMILIAR. Revista Craibeiras de Agroecologia, [S. l.], v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/era/article/view/5020. Acesso em: 22 dez. 2024.