PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICIPIO DE BURITI DO TOCANTINS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • José Felipe Tavares de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguatins
  • Amanda Pereira Caldas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguatins
  • Karleane Tavares de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguatins.
  • Vanice Conceição Nascimento Instituto Federal do Tocantins - Campus Araguatins
  • José Ayrton Mendonça Vasconcelos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguatins

Resumo

A educação ambiental é essencial em todos os níveis dos processos educativos por isso, este trabalho visa  analisar  a percepção dos alunos das escolas estaduais do município de Buriti do Tocantins – TO, localizado no extremo norte do estado de Tocantins, sobre a temática educação ambiental, e também avaliar a importância que os estudantes atribuem à esse assunto nas escolas. Foram entrevistados 30 alunos das turmas do sexto ano e 38 alunos do nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual Vicente Carlos de Sousa; e 32 alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Buriti, totalizando 100 alunos entrevistados. Os questionários continham 10 questões objetivas e foram  entregue aos alunos pelos professores das unidades educacionais citadas nos dias 18 e 19 de setembro de 2017. O primeiro resultado analisado foi o nível de entendimento dos alunos sobre a educação ambiental. Dentre os 100 alunos participantes desta pesquisa, 11% deles disseram que não entendem nada sobre o tema, 13% entendem “muito” sobre o tema, 38% entendem de maneira mediana e 38% pouco entendem sobre o que é educação ambiental e sua função. Mostrando  que estas escolas públicas não estão ensinando educação ambiental e agrícola para os alunos, ou estão ensinando, mas os aluno não estão dando seu devido valor. A educação ambiental deve ser conhecida, depois debatida em sala de aula e por último colocada em prática, principalmente na questão de uso do lixo escolar e na conservação dos bens da escola, mostrando ao aluno de onde vem cada material e a importância de conservar e reciclar aquele produto.

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Biografia do Autor

José Felipe Tavares de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguatins

Atualmente é Acadêmico de Bacharelado em Agronomia do IFTO - Campus Araguatins e também é estudante do Curso Técnico em Agronegócio do SENAR - Polo Araguatins. Possui um blog de conteúdo agricola e também é radialista no municipio de Buriti do Tocantins - TO.

Amanda Pereira Caldas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguatins

É acadêmico de Agronomia do IFTO - Campus Araguatins.

Karleane Tavares de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguatins.

Acadêmica do curso de licenciatura em ciências biológicas do IFTO -campus Araguatins.

Vanice Conceição Nascimento, Instituto Federal do Tocantins - Campus Araguatins

Acadêmica do curso de Bacharelado em Agronomia do IFTO - Campus Araguatins

José Ayrton Mendonça Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Araguatins

Acadêmico de Agronomia do IFTO - Campus Araguatins

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Publicado

2018-05-29

Como Citar

ALMEIDA, José Felipe Tavares de; CALDAS, Amanda Pereira; ALMEIDA, Karleane Tavares de; NASCIMENTO, Vanice Conceição; VASCONCELOS, José Ayrton Mendonça. PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICIPIO DE BURITI DO TOCANTINS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Craibeiras de Agroecologia, [S. l.], v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/era/article/view/5063. Acesso em: 16 set. 2024.