A EDUCAÇÃO LÚDICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO

Autores

  • Talita Guimarães de Araújo Piovezan Instituto Federal de Sergipe

Resumo

A atividade lúdica é diversão e fonte de aprendizado, estimulando o sujeito e facilitando atitudes socializantes. O objetivo deste trabalho foi desenvolver atividades educacionais lúdicas para motivar os alunos do curso de Tecnologia em Agroecologia e aprimorar a eficácia do aprendizado dos conceitos agroecológicos aos estudantes e agricultores. O Grupo cultural CULTIFS do Instituto Federal de Sergipe (IFS) Campus são Cristóvão realizou estas atividades através de apresentações musicais, teatrais e recitais de poesia. Após o término das mesmas, foram realizadas perguntas orais sobre o assunto abordado, em caráter de avaliação qualitativa da aprendizagem. Os estudantes mostraram-se mais motivados, sempre perguntando sobre o cronograma das novas atividades. Em adição, as perguntas orais realizadas após as apresentações teatrais aos agricultores, no que tange ao conhecimento abordado nas apresentações, sempre foram respondidas de forma coerente com a apresentação. Concluindo que as atividades lúdicas educacionais são importantes ferramentas de motivação e aprendizagem dos conteúdos agroecológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Guimarães de Araújo Piovezan, Instituto Federal de Sergipe

Graduada em Biologia Bacharelado pela UFRN. Mestre em Ecologia e Conservação-UFMS. Atualmente, Técnica de Laboratório Biologia-Instituto Federal de Sergipe-Campus Sao cristóvão

Referências

Revista Em Debate (UFSC). AS NOVAS TECNOLOGIAS E APRENDIZAGEM: DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFESSOR NA SALA DE AULA. SILVA, Ione de Cássia Soares; PRATES, Tatiane da Silva; RIBEIRO, Lucineide Fonseca Silva. 2016, vol. 16, pg. 109. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/emdebate/article/view/1980-3532.2016n15p107/33788 >. Acesso em 08 de abril de 2018.

AS ATIVIDADES LÚDICAS E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM. GUERREIRO, Carla Alexandra do Espírito Santo; CASTANHEIRA, Manuel Luís Pinto; SOUSA, Maria José Ribeiro. 2017, pg. 221. Disponível em: < https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/53714502/AFIRSEatas2016.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1523240141&Signature=IHxwq8gIBzLByoaCf1ivHb2ShnQ%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DO_papel_da_aprendizagem_experiencial_na.pdf#page=225 >. Acesso em 08 de abril de 2018.

Revista Veras. EDUCAÇÃO LÚDICA NO CENÁRIO DO ENSINO SUPERIOR. HOPPE, Luciana; KROEFF, Adriane Maria Santos. 2014, v. 4, n.2, pg. 166. Disponível em: < http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/175/132 >. Acesso em 08 de abril de 2018.

ARTE E CULTURA NO ENSINO DA AGROECOLOGIA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO ECOARTE CTUR/UFRRJ. Diogo de Souza Pinto; Angélica Cristina Laurindo do Nascimento; Eugênia Matias Vale; Eliete dos Santos Miranda; Leonis da Silva Junior.

Downloads

Publicado

2018-05-29

Como Citar

PIOVEZAN, Talita Guimarães de Araújo. A EDUCAÇÃO LÚDICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO. Revista Craibeiras de Agroecologia, [S. l.], v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/era/article/view/5067. Acesso em: 13 ago. 2024.