Vivências agroecológicas e atividades práticas como ferramentas de intercâmbio entre estudantes e comunidades rurais

Autores

  • Rafael Fernando Ezequiel Instituto Federal de Sergipe
  • Eliane Dalmora Instituto Federal de Sergipe
  • Kauane Santos Batista Instituto Federal de Sergipe
  • Talita Guimarães de Araújo Piovezan Instituto Federal de Sergipe

Resumo

A proposta surge do engajamento estudantil para práticas agroecológicas no Instituto Federal de Sergipe. Para a organização da equipe e integração com a comunidade foram utilizadas dinâmicas, como a aplicação de técnicas coletivas, avaliação e sistematização dos resultados. Nós iniciamos criando um Sistema Agroflorestal (SAF) realizando a construção de galinheiro sustentável com materiais orgânicos encontrados localmente, como Bambusa vulgaris (Schrad.) ex. J.C. Wendl. (Poaceae) e palha de coqueiro.  Além da realização de práticas e oficinas sobre gestão da água e do solo, promovendo a recuperação do zoneamento e integração dos sistemas. Utilizamos microrganismos eficientes (EM) na recuperação da área após as roçadas e pó de rocha. O SAF foi iniciado com o plantio de Gliricidia sepium (Jacq.) Steud. (Fabaceae), seleção de sementes e produção de mudas de leguminosas. As oficinas de compartilhamento dessas experiências envolveram um grupo do Assentamento Moacir Wanderley e estudantes do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). As atividades promoveram o aprendizado prático baseado na bioconstrução, no uso dos adubos verdes e na troca de saberes com agricultores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Fernando Ezequiel, Instituto Federal de Sergipe

Iniciei em 2016 no Instituto Federal de Sergipe no curso de Tecnologia em Agroecologia participo do grupo de pesquisas Núcleo de Estudos Agroecológicos (NEA) e do grupo de estudos AgroBiodiversidade e do coletivo Espaço Coletivo Permacultural Revolucionário (ECOPAR), sou um dos coordenadores do Centro Acadêmico Ana Primavesi (CAAP) e participo da Rede Sergipana de Agroecologia (RESEA), atualmente estou sendo bolsista do Projeto Espaço de VIvência de Práticas e de Intercâmbios Agroecológicos do IFS/São Cristóvão Programa NEPP 24/2016.

Referências

ALTIERI, M. Agroecologia: a Dinâmica Produtiva da Agricultura Sustentável. UFRGS. Porto Alegre: 2009.

JESUS, A. A.; COSTA, E. M.; NOBREGA, R. S. A.; DIOGENES, L. C.; NOBREGA, J. C. A. Crescimento e nodulação de Enterolobium contortisiliquum cultivado em solos de diferentes sistemas de uso no Sudoeste do Piauí. Brazilian Journal of Forestry Research. Colombo: v. 37, n. 92, p. 545-553, 2017.

OLIVEIRA, T. B. A; BORNIA, A. C.; OLIVEIRA, M. W. Potencial produtivo de adubos verdes visando rotação com cana-de-açúcar, na Zona da Mata Alagoana. São Paulo: 4 th International Workshop | Advances in Cleaner Production, Academic Work, p.1-10. 2013.

TOMAZELLO FILHO, M.; AZZINI, A. Estrutura

anatômica, dimensões das fibras e Densidade básica de colmos de Bambusa vulgaris: Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais, Piracicaba – SP: SCHRAD, n.36, p.43-50, 1987.

VEIGA, J. C. B.; LIMA, N.; OLIVEIRA, V. M.:

Estufa Ecológica uso do Bambu em Bioconstruções.

Curitiba: CPRA, 2011.

Downloads

Publicado

2018-05-29

Como Citar

EZEQUIEL, Rafael Fernando; DALMORA, Eliane; SANTOS BATISTA, Kauane; DE ARAÚJO PIOVEZAN, Talita Guimarães. Vivências agroecológicas e atividades práticas como ferramentas de intercâmbio entre estudantes e comunidades rurais. Revista Craibeiras de Agroecologia, [S. l.], v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/era/article/view/5137. Acesso em: 22 dez. 2024.