Produções radiofônicas e audiovisuais no ensino de Extensão Rural

Autores

  • Clayton dos Santos Silva Universidade Federal de Alagoas/UFAL
  • Romário Guimarães Verçosa de Araújo Universidade Federal de Alagoas/UFAL
  • Jessé Rafael Bento de Lima Universidade Federal de Alagoas/UFAL
  • Gessyca Thays dos Santos Silva Universidade Federal de Alagoas/UFAL
  • Aleska Batista da Silva Universidade Federal de Alagoas/UFAL
  • Luciana Vanessa Anselmo Sampaio Universidade Federal de Alagoas/UFAL
  • Luiggi Canário Cabral e Sousa Universidade Federal de Alagoas/UFAL
  • Matus da Silva Nascimento Universidade Federal de Alagoas/UFAL
  • Larisse Araújo de Abreu Universidade Federal de Alagoas/UFAL
  • Jakes Halan de Queiroz Costa Universidade Federal de Alagoas/UFAL

Palavras-chave:

Comunicação Rural, Meios de Comunicação, Rádio, Televisão, Ferramentas Pedagógicas

Resumo

Com o ingresso na Universidade, cria-se a expectativa de pôr a mão na massa logo nos primeiros semestres de curso. Todavia, essa “teoria” idealizada costuma não ser a realidade encontrada nas Instituições de Ensino Superior do país. Diante do exposto, objetiva-se através deste trabalho, relatar a experiência de estudantes na produção e execução de um programa de TV destinado a produtores rurais do Estado de Alagoas. Para tal, realizaram-se pesquisas e levantamentos bibliográficos iniciais para a compreensão do perfil da agricultura familiar do Estado, para direcionar o perfil do programa e facilitar o planejamento das atividades. Conseguinte, o programa intitulado “Prosa na roça” contou com sete quadros que buscaram atrair a atenção dos agricultores familiares para temáticas cotidianas que muitas vezes passam despercebidas em seu dia a dia como economia, assistência técnica e extensão rural, manejo sustentável de recursos naturais, dentre outras. Como resposta da ação, observou-se o engajamento dos estudantes e a transformação de pensamentos e atitudes, proporcionando uma melhor compreensão do agro e seus agentes, sendo o produto final divulgado e adotado como material didático durante a disciplina de Extensão Rural dos cursos de Agronomia e Zootecnia da Universidade Federal de Alagoas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clayton dos Santos Silva, Universidade Federal de Alagoas/UFAL

Grupo Agroecológico Craibeiras 

Romário Guimarães Verçosa de Araújo, Universidade Federal de Alagoas/UFAL

Laboratório de Ecologia e Comportamento de Insetos – Universidade Federal de Alagoas/UFAL, Alagoas, Brasil

Jessé Rafael Bento de Lima, Universidade Federal de Alagoas/UFAL

Grupo Agroecológico Craibeiras 

Gessyca Thays dos Santos Silva, Universidade Federal de Alagoas/UFAL

Laboratório de Ecologia e Comportamento de Insetos – Universidade Federal de Alagoas/UFAL, Alagoas, Brasil

Aleska Batista da Silva, Universidade Federal de Alagoas/UFAL

Laboratório de Ecologia e Comportamento de Insetos – Universidade Federal de Alagoas/UFAL, Alagoas, Brasil

Luciana Vanessa Anselmo Sampaio, Universidade Federal de Alagoas/UFAL

Grupo Agroecológico Craibeiras – Universidade Federal de Alagoas/UFAL, Alagoas, Brasil.

Luiggi Canário Cabral e Sousa, Universidade Federal de Alagoas/UFAL

Grupo Agroecológico Craibeiras – Universidade Federal de Alagoas/UFAL, Alagoas, Brasil.

Matus da Silva Nascimento, Universidade Federal de Alagoas/UFAL

Laboratório de Microbiologia – Universidade Federal de Alagoas/UFAL, Alagoas, Brasil

Larisse Araújo de Abreu, Universidade Federal de Alagoas/UFAL

Laboratório de Fitopatologia – Universidade Federal de Alagoas/UFAL, Alagoas, Brasil

Jakes Halan de Queiroz Costa, Universidade Federal de Alagoas/UFAL

Professor associado – Universidade Federal de Alagoas/UFAL, Alagoas, Brasil

Referências

HUET, I.; PACHECO, O. R.; TAVARES, J.; WEIR, G. New Challenges in Teaching Introductory Programming Courses: a Case Study. 34th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference, Session T2H, October, 20- 23, 2004.

PIMENTA, S.G. O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? Caderno Pesquisa, São Paulo, n. 94, p.58-73, ago. 1995.

SOUZA, C. B. O.; LOBATO, J. F. P. A Relação Teoria e Prática no Ensino Superior, Salão de Ensino (8.: 2012 out 1-5: UFRGS, Porto Alegre, RS), 2012.

VAZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1968.

Downloads

Publicado

2018-12-15

Como Citar

DOS SANTOS SILVA, Clayton et al. Produções radiofônicas e audiovisuais no ensino de Extensão Rural. Revista Craibeiras de Agroecologia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e6560, 2018. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/era/article/view/6560. Acesso em: 29 maio. 2024.