Derivações antropogênicas em nascentes do alto curso do rio Subaé, Bahia

Autores

  • Sandra Freitas Santos Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Derivações antropogênicas, Rio Subaé e Dinâmica socioambiental

Resumo

Este resumo centra-se em apresentar parte dos resultados desenvolvidos em um trabalho de dissertação de mestrado que teve por finalidade analisar as potencialidades hídricas, ao lado de processos antropogênicos, na perspectiva socioambiental, em nascentes do alto curso do rio Subaé, em Feira de Santana-BA. Assim, a contribuição, nesse momento visa socializar a dinâmica pré-existente desenvolvida entre as nascentes principais e as nascentes secundárias no alto curso do Rio Subaé, as quais são responsáveis pela manutenção da característica perene da rede de drenagem, como também, apresentar as principais derivações antropogênicas atuais que provocam intensas zonas de conflitos socioambientais nessa área. Nessa perspectiva, tal estudo possibilita a reflexão sobre a relação sociedade e natureza em meio a novas compreensões de preservação, sustentabilidade e planejamento ambiental.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Freitas Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe – UFS (2018), Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS (2013). Atualmente é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFBA, campus Salvador, atuando no ensino integrado, subsequente e superior. Cursa Especializações: em Geoprocessamento pela Pontifica Universidade Católica – PUC-Minas; e Ensino de Geografia na Universidade Federal de Alagoas – UFAL, campus Sertão. Concluindo o Bacharelado em Geografia na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Desenvolve pesquisa sobre as seguintes temáticas de interesse: Epistemologia e História da Geografia, Dinâmica ambiental e Organização do Espaço Urbano.

Referências

CALHEIROS, Rinaldo de Oliveira; TABAI, Fernando César Vitti; BOSQUILIA, Sebastião Vainer; CALAMARI, Márcia. Preservação e recuperação das nascentes de água e vida. Cadernos da Mata Ciliar/ Secretaria do Estado do Meio Ambiente, departamento de proteção da biodiversidade. N.1, p.23. São Paulo, 2009.

CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia, São Paulo, Blucher, 1980.

SANTO, S. M. A expansão urbana, o estado e as águas em Feira de Santana – Bahia (1940, 2010). 2012, Tese, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

Downloads

Publicado

2018-12-15

Como Citar

SANTOS, Sandra Freitas. Derivações antropogênicas em nascentes do alto curso do rio Subaé, Bahia. Revista Craibeiras de Agroecologia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e6714, 2018. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/era/article/view/6714. Acesso em: 22 dez. 2024.