Avaliação da percepção ambiental em uma amostra de escolares no município de Nova Palmeira- PB

Autores

  • Antonia Érica da Silva Santos Instituto Federal de Ciências e Tecnologias da Paraíba
  • Viviane Sousa Rocha Universidade Estadual da Paraiba
  • Karla Patrícia de Oliveira Luna Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Educação ambiental, protagonismo ambiental, meio ambiente.

Resumo

A educação ambiental é uma importante ferramenta para reverter e inibir a ocorrência de atitudes que geram impactos negativos causados ao ambiente, pois sua finalidade é educar e conscientizar as pessoas e assim promover um ambiente ecologicamente equilibrado que possa oferecer qualidade de vida para toda sociedade. A presente pesquisa tem caráter descritivo com abordagem quantitativa e teve como objetivo analisar a percepção ambiental de 29 estudantes do Ensino fundamental, através de um questionário semiestruturado aplicado na escola pública municipal Iran Coelho Dantas, localizada no Município de Nova Palmeira– PB. A importância de estudar Educação Ambiental nas escolas de modo interdisciplinar se dá a partir da disseminação do conhecimento, onde o aluno consciente e sensibilizado age como uma ponte entre a escola e a comunidade se tornando uma importante ferramenta de transformação. A maior parte dos alunos entrevistados no presente trabalho considerou o estudo da Educação Ambiental como relevante e todos reconhecem a importância da preservação ambiental. Em relação à destinação correta do lixo percebe-se que a maioria dos entrevistados tem consciência do local adequado de descarte dos resíduos, porém possuem uma visão equivocada no que se refere ao conceito de meio ambiente. Atitudes voltadas para a preservação e conservação são inicialmente possíveis a partir da percepção da integração entre o homem e o ambiente, garantindo assim um ambiente ecologicamente equilibrado e consequente melhoria na qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Érica da Silva Santos, Instituto Federal de Ciências e Tecnologias da Paraíba

Licenciada em Ciências Biológicas- UEPB; Pós graduanda (lato sensu) em Gestão de Recursos Ambientais no Semiárido - IFPB.

Viviane Sousa Rocha, Universidade Estadual da Paraiba

Licenciada em Ciências biológicas-UEPB; Mestranda em Ciências e Educação Matematica -UEPB

Referências

BARRETO, A. D. A. A questão da informação. Revista São Paulo em Perspectiva, Fundação Seade, São Paulo 1994.

BRASIL. Constituição Federal 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BEZERRA, Y. B. S.; PEREIRA, F. S. P.; SILVA, A. K. P.; MENDES, D. G. P. S. Análise da Percepção Ambiental de Estudantes do Ensino Fundamental II em uma Escola do Município de Serra Talhada (PE). Editora Revbea,v. 9, São Paulo, 2014.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 9° ed. São Paulo: Gaia, 2004.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social; 5ª ed. Editora Atlas, Campos Elísios, São Paulo, 2002.

KINDELL, E. A. I; FABIANO, W. D. S ; MICAELA, Y. Educação Ambiental: Vários Olhares e Várias Práticas. 2ª ed. Curitiba-PR. Mediação, 2006.

JACOBI, P. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233-250, maio/ago. 2005.

JACOBI, P. Impactos sócio-ambientais urbanos na região metropolitana de São Paulo. Revista Veracidade. São Paulo, 2006.

MARCWISK, M. Avaliação da percepção ambiental em uma população de estudantes do ensino fundamental de uma escola municipal rural: um estudo de caso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Biociências, Programa de Pós-graduação em Ecologia (Dissertação: mestrado), 2006. 185p. Il.

MEIRELLES, M. D. S.; SANTOS, M. T. Educação Ambiental uma Construção Participativa. 2ª ed. São Paulo, 2005.

NEVES, E.; Tostes, A. Meio Ambiente, a Lei em suas mãos. Petrópolis: Vozes, 1992.

NÓBREGA, M. D. S.; FETTER, R.; GERMANOS, E.; GOMES, M. R.; HENKE-OLIVEIRA, C.; SAITO, C. H. Reelaboração de portfólios para análise de conflitos socioambientais locais baseado no material didático do PROBIO-EA. In: REUNIÃO BIENAL DA RED-POP, 2006.

SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em Educação Ambiental. In: SATO, Michèle; CARVALHO, Isabel C. Moura (Orgs.). Educação Ambiental. Porto Alegre: Artmed, 2005, p.17-44.

Downloads

Publicado

2019-04-22

Como Citar

SANTOS, Antonia Érica da Silva; ROCHA, Viviane Sousa; LUNA, Karla Patrícia de Oliveira. Avaliação da percepção ambiental em uma amostra de escolares no município de Nova Palmeira- PB. Revista Craibeiras de Agroecologia, [S. l.], v. 4, n. 1, p. e7678, 2019. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/era/article/view/7678. Acesso em: 20 nov. 2024.