BIOMETRIA DE SEMENTES DE SAPOTI (Manilkara zapota L.)

Autores

  • Thaíse dos Santos Berto UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS/ Graduanda
  • Natália Marinho Silva Crisóstomo UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS/ Graduanda
  • Marcus Gabriel de Carvalho Ramos UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS/ Graduando
  • Meliny Silva de Carvalho Engenheira Agrônoma formada pelo Centro de Ciências Agrárias (CECA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
  • João Luciano de Andrade Melo Junior Professor do Centro de Ciências Agrárias (CECA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
  • Luan Danilo Ferreira de Andrade Melo Professor do Centro de Ciências Agrárias (CECA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Palavras-chave:

Características físicas, Fruta tropical, Sapotaceae.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi estudar a biometria das sementes de sapoti (Manilkara zapota L.), na tentativa de fornecer informações para a conservação e exploração da espécie. Os frutos foram provenientes do município de Brejão-PE e o experimento foi conduzido no Laboratório de Propagação de Plantas, pertencente ao Centro de Ciências Agrárias/ Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, AL, Brasil. Foram utilizadas oito repetições de 100 sementes, sendo determinados o comprimento, largura e espessura (mm) das mesmas, usando paquímetro digital, sendo o comprimento medido da base até o ápice e a espessura medida na linha mediana das sementes. Constatou-se que as sementes possuem ampla variabilidade quanto à suas medidas.

Downloads

Publicado

09/02/2020