Crescimento e Desenvolvimento de Tiririca (Cyperus Rotundus Linnaeus) em diferentes substratos

Autores

  • Gino Francisco De Lima Neto Instituto Federal de Alagoas - Campus Murici
  • Danilo César Oliveira De Cerqueira
  • Ariele Francisco Batista Da Silva
  • Paola Mirelly De Oliveira
  • José Pedro Da Silva
  • Izabel Vieira De Souza
  • Nelson Vieira Da Silva

Resumo

Cyperus rotundus é uma espécie de planta infestante popularmente conhecida por Tiririca. Os tubérculos subterrâneos produzidos pela Tiririca contaminam o solo e/ou o substrato onde essas plantas são encontradas. O objetivo desse trabalho foi avaliar como a Tiririca se desenvolve em três substratos diferentes: Areia, Terra Preta e Torta de Filtro e assim determinar em qual deles surge maior potencial de contaminação por tubérculos. A torta de filtro apresentou maior potencial de facilitar uma disseminação de Cyperus rotundus em comparação com a areia e com a terra preta. Como  a torta de filtro é muito utilizada tanto como composto orgânico como também substrato em lavouras, hortas e jardins, uma contaminação desse material por tubérculos subterrâneos de Tiririca poderá resultar em desastrosa disseminação dessa planta daninha. Uma sugestão prática para utilizar torta de filtro contaminada  com essa planta infestante é peneirar todo o composto na tentativa de retirar os tubérculos de tiririca.

 

Palavras-chave: plantas daninhas, tubérculos, Cyperaceae.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DURIGAN, J. C. Manejo da tiririca (Cyperus rotundus L.) antes e durante a implantação da cultura da cana-de-açúcar 9Saccharum spp.) 1991. 336 f. Tese (Livre-Docência) - Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 1991.

FREITAS, R.S., Efeitos do Flazasulforon e do Glyphosate em aplicações única e sequencial sobre o controle da tiririca (Cyperus rotundus). Universidade Federal de Viçosa, Revista Ceres, 1997.

JAKELAITIS, A. et al. Efeitos de sistemas de manejo sobre a população de tiririca. Planta Daninha, v. 21, n. 1, p. 89-95, 2003.

KISSMANN, K. G. Plantas infestantes e nocivas. 2.ed. São Paulo: BASF, 1997. v. 1. 825 p.

KUVA, M.A., Efeitos da solarização do solo através de plástico transparente sobre o desenvolvimento da tiririca., Planta Daninha, v.13,n.1,1995.

KUVA, M.A., Períodos de interferências das plantas daninhas na cultura de cana-de-açúcar. Planta Daninha, v.18, n.2, 2000.

LORENZI, H. Plantas daninhas do Brasil: terrestres, aquáticas, parasitas e tóxicas. 3.ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2000. 608 p.

PURATCHIKODY et al. Atividade de cicatrização de feridas de Cyperus rotundus. Indian Pharmaceutical Sciences, 2006.

RICCI, M. dos S.F.; ALMEIDA, D.L. de; FERNANDES, M. do C.A.; RIBEIRO, R. de L.D.; CANTANHEIDE M.C. dos S. Efeito da solarização do solo na densidade populacional da tiririca e na produtividade de hortaliças sob manejo orgânico. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.35, n.11, p.2175-2179, 2000.

SANTOS ET AL., Produtividade de cana-de-açúcar sob adubação com torta de filtro enriquecida com fosfato solúvel., Pesq. Agropec. Trop., Goiania, v.40, n.4, p.454-461, Out/Dez. 2010.

SILVEIRA, H.R.O ET AL. Alelopatia e homeopatia no manejo da tiririca, Planta Daninha, Viçosa-MG, v. 28, n. 3, p. 499-50.

Downloads

Publicado

2020-04-07

Como Citar

DE LIMA NETO, Gino Francisco; DE CERQUEIRA, Danilo César Oliveira; DA SILVA, Ariele Francisco Batista; DE OLIVEIRA, Paola Mirelly; DA SILVA, José Pedro; DE SOUZA, Izabel Vieira; DA SILVA, Nelson Vieira. Crescimento e Desenvolvimento de Tiririca (Cyperus Rotundus Linnaeus) em diferentes substratos. Revista Craibeiras de Agroecologia, [S. l.], v. 4, p. e8914, 2020. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/era/article/view/8914. Acesso em: 4 mar. 2024.