Subprodutos de Allium sativum na inibição do crescimento micelial de Alternaria alternata. em tomate (Solanum lycopersicum)

Autores

  • Joelma Benigna Silva Candido Universidade Federal de Alagoas - Centro de Engenharias e Ciências Agrárias
  • Laura Veríssimo Cavalcante
  • Georgia de Souza Peixinho
  • Gerlane do Nascimento Silva
  • Mayara Oliveira de Lima
  • Yolanda De Melo De Oliveira
  • Larisse Araujo De Abreu
  • Edna Peixoto Da Rocha Amorim

Resumo

O tomate foi a primeira olerícola a ser industrializada, em virtude de suas características fisiológicas, como a fragilidade, sendo o fruto degradado em curto espaço de tempo. Alguns fatores são limitantes para a produção do tomate, dentre eles está a doença causada pelo fungo Alternaria alternata. Na busca por métodos de controle de doenças que sejam menos danosas ao ambiente tem assumido grande importância o controle biológico e a indução de resistência em plantas e também outras formas, como o uso de produtos naturais com ação antimicrobiana podem ser incluídas. Embora a maioria dos estudos tenha sido realizada com extratos ou óleos essenciais, outros métodos de extração ou produtos podem ser utilizados, como o hidrolato. Diante do exposto, este trabalho teve por objetivo avaliar subprodutos de alho na inibição do crescimento micelial de A. alternata isolado de tomate. O óleo essencial, extrato aquoso e hidrolato de alho foi adicionado ao meio de cultura batata-dextrose-ágar (BDA), onde cada placa recebeu um disco contendo crescimento fúngico e após cinco dias de incubação foi determinada a Percentagem de Inibição do crescimento micelial. O extrato aquoso e o hidrolato de alho, são eficientes na inibição do crescimento micelial de A. alternata em tomate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-07

Como Citar

CANDIDO, Joelma Benigna Silva; CAVALCANTE, Laura Veríssimo; PEIXINHO, Georgia de Souza; SILVA, Gerlane do Nascimento; DE LIMA, Mayara Oliveira; DE OLIVEIRA, Yolanda De Melo; DE ABREU, Larisse Araujo; AMORIM, Edna Peixoto Da Rocha. Subprodutos de Allium sativum na inibição do crescimento micelial de Alternaria alternata. em tomate (Solanum lycopersicum). Revista Craibeiras de Agroecologia, [S. l.], v. 4, p. e9627, 2020. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/era/article/view/9627. Acesso em: 22 jul. 2024.