Aspectos da situação do Rio Cochó - Chapada Diamantina: um estudo de caso sobre a inclusão da população em ações revitalizadoras
Palavras-chave:
Encontro, Regional, Estudos, Ambientais, UFALResumo
Esta pesquisa tem como objetivo medir o impacto da degradação do rio Cochó, pertencente ao município de Seabra, na Bahia. Além disso, busca-se discutir acerca de métodos de conscientização da população sobre a importância de se preservar tal corpo hídrico. Para tanto, o presente trabalho reúne os resultados das discussões advindos da Oficina “Revitalização do Rio Cochó: um resgate histórico, cultural e ambiental” conduzida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Seabra; da Roda de Conversa: “Revitalização do Rio Cochó: um resgate histórico, cultural e ambiental” na VI Jornada de Agroecologia da Bahia; e de Relato de Experiência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) como forma de embasamento. Como instrumento de pesquisa social foI utilizado questionário direcionado à população seabrense para conhecer como a mesma entende a problemática ambiental impetrante ao rio. Os resultados obtidos transparecem que os moradores da região desconhecem os impactos negativos que a poluição tem para os habitantes, para a cidade e para o próprio rio. Desta forma, faz-se de extrema importância a discussão da temática.
Downloads
Referências
CAETANO, GILZANE e VAZ, LISA. Impactos da poluição do Rio Cochó na população Seabrense. Disponível em: <https://docs.google.com/forms/d/1nta9g-IfCAk7DovYtkIr0iab_5yhRn4ATsxMEDPE1IU/viewanalytics> Acesso em: 30 de outubro de 2019.
C MARA DOS DEPUTADOS Centro de Documentação e Informação. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2007/lei-11445-5-janeiro-2007-549031-normaatualizada-pl.pdf> Acesso em:
de outubro de 2019.
FELIX, EDÍLSON. Chapada News - Seabra: Rio Cochó sofre com com poluição e desmatamento. Disponível em: <http://www.chapadanews.com/seabra-rio-cocho-sofre-com-poluicao-e-desmatamento/> Acesso em: 20 de outubro de 2019.
GIL, ANTÔNIO CARLOS. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Edição. São Paulo (SP): Editora ATLAS S.A, 2002. Disponível em: <http://www.urca.br/itec/images/pdfs/modulo%20v%20-%20como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf> Acesso em: 20 de outubro de 2019.
MARCONI, MARINA DE ANDRADE e LAKATOS, EVA MARIA. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª Edição. São Paulo (SP): Editora ATLAS S.A, 2003. Disponível em: <https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india> Acesso em: 20 de outubro de 2019.
SNCT- Campus Seabra. Disponível em: <https://www.even3.com.br/ifbaseabrasnct2019/ > Acesso em: 25 de outubro de 2019.
SPÍNOLA, ROBERTO EDSON. CarloMagnum. Disponível em: < https://www.google.com/amp/s/carlomagnum.com.br/sos-aguas-da-chapada-diamantina-ba/amp/>. Acesso em: 30 de outubro de 2019.
VI Jornada de Agroecologia da Bahia. Disponível em: <http://teiadospovos.com.br/inscricoes-vi-jornada-de-agroecologia-da-bahia/> Acesso em: 25 de outubro de 2019.
WENTZ, F. M. P., NISHIJIMA, T. A educação ambiental como meio de ação nas atividades agrícolas para preservação dos solos e da água nas comunidades rurais do município de Santo ngelo – RS. REGET, v. 4, n. 4, p. 558 - 571, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0