EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Josimeire de Omena Leite Universidade Federal de Alagoas
  • Thais Carvalho Alves Cardoso Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais. Literatura infantil afro-brasileira. Identidade.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência vivenciada pelo grupo PET Conexão de Saberes Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas, no projeto de extensão “Educação étnico-racial: literatura infantil afro-brasileira”, o qual discute a questão da identidade negra nas relações étnico-raciais. Visa tratar da sequência de atividades didáticas desenvolvida pelo PET junto às crianças usuárias dos serviços socioassistenciais do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – CCFV, na cidade de Maceió - Al. O projeto de extensão teve como finalidade desenvolver uma ação extensionista voltada para a educação étnico-raciais por meio da literatura e das artes, contribuindo para um (re) pensar sobre a educação das relações étnico-raciais junto às crianças do CCFV, incidindo no seu processo de formação crítica, ao identificar o quanto o processo do racismo e o preconceito ainda estão atrelados à cultura brasileira. Quanto à metodologia adotada para a ação de extensão, foi estruturado um minicurso ministrado por uma pesquisadora e por mestrandos da pós-graduação do Centro de Educação da UFAL, para uma capacitação teórico/prática das/os petianas/os e planejamento das atividades. Estas incluíram uma sequência didática, literária e artística, desenvolvida posteriormente no referido Centro, de forma lúdica e interativa com as crianças, envolvendo a contação e dramatização de histórias; recontação de história com dedoches; produção de história de sucesso em quadrinhos; construção de mural da diversidade e montagem de uma árvore da família. Concluísse que, o conteúdo trabalhado nas histórias infantis, possibilitou que a criança usuária do CCFV, na medida em que se identificasse com um personagem, refletisse sobre as dificuldades que perpassavam sua infância, expressando-a na fala e nas atividades lúdicas. A ação de extensão permitiu, portanto, vivências que fortaleceu a identidade das mesmas, o respeito para com o outro, bem como os valores pautados na equidade, na diversidade e na cidadania.

 

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Publicado

23-12-2021

Como Citar

Leite, J. de O., & Cardoso, T. C. A. (2021). EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 8(10). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/11407

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS