A construção poética do personagem de animação stop-motion na obra D.I.M. Marek Skrobecki
Resumo
O cinema de animação stop-motion é uma forma de expressão que se utiliza de bonecos ou objetos, animados quadro a quadro. Suas metodologias de produção e a construção de bonecos articulados, especialmente construídos para os filmes, se desenvolveram ao longo da própria história do cinema. Hoje contamos com diversos animadores e produções no cenário mundial. Dentro do chamado cinema de poesia, a animação encerra grandes possibilidades artísticas, sendo o boneco de stop-motion, objeto humanizado através da caracterização e do movimento, um elemento simbólico de riqueza expressiva dentro de um roteiro de narrativa simbólica / alegórica. No presente estudo, procuramos analisar como o diretor elabora a construção conceitual, a caracterização, o desenvolvimento e a expressão através do movimento em personagens tridimensionais na animação stop-motion. Para tanto, usamos como referencial o autor Humberto Eco e seu termo modo simbólico, que apropriadamente se aplica ao estudo do símbolo na arte atual, e analisamos o filme animado como forma de averiguar a construção do personagem tridimensional dentro da poética da animação. Escolhemos a obra D.I.M., curta-metragem que lançou o nome do diretor polonês Marek Skrobecki, em 1992, pela abordagem de temas densos como a solidão, a morte e as limitações humanas, através de um filme sem texto falado, que transmite seus conceitos através da composição, da animação e da caracterização dos bonecos, construídos em escala natural e filmados em locações reais.