Construindo a cidade: Vertov, construtivismo e a representação da metrópole

Autores

  • Tereza Moreira de Azambuja Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.28998/rexd.v1i1.1179

Resumo

Este trabalho propõe-se a fazer uma análise das representações cinematográficas da metrópole nas primeiras décadas do século XX. O foco são as produções não ficcionais, que à época compunham um gênero misto entre o filme de vanguarda e o documentário. Para isso, o artigo estuda cuidadosamente as idéias e a obra do cineasta soviético Dziga Vertov, e o os seus expoentes para os demais realizadores da época, bem como as diversas correntes vanguardistas existentes na década de 1920 na Europa: o construtivismo, o impressionismo, o futurismo, etc. Por fim, faz-se um apanhado das chamadas sinfonias da cidade – ou, como Paul Rotha as denomina, realismo continental – que conformam uma tendência cinematográfica muito forte nesse período, tão recorrente que pode-se afirmar terem virado um lugar comum nas produções da época estudada, configurando um clichê, perdendo seu frescor e efetividade na representação das grandes cidades.

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Publicado

12-03-2014

Como Citar

Rodrigues, T. M. de A. (2014). Construindo a cidade: Vertov, construtivismo e a representação da metrópole. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 1(1). https://doi.org/10.28998/rexd.v1i1.1179

Edição

Seção

ARTIGOS