CONHECENDO E VIVENCIANDO A PESCA: “O FAZER EXTENSIONISTA” A PARTIR DA A.C.E. 1 NO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA DA UFAL.

Autores

  • ALFREDO LEANDRO BORIE MOJICA UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • CHAIANE SANTOS ASSUNÇÃO UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Resumo

Vivências extensionistas aplicadas como metodologia desde o primeiro semestre do curso de Engenharia de Pesca contribuem para o exercício da prática extensionista e conhecimento in loco, atual da situação em que encontram-se os produtores rurais, no caso os pescadores do Pontal do Peba. A experiência extensionista permitiu observar e analisar a estrutura da cadeia produtiva local através de análises da paisagem, pelo método de travessia e contato, permitindo aos discente interações dialógicas junto com a comunidade pesqueira, onde os discentes tiveram a oportunidade de conhecer os problemas e dificuldades enfrentados pelas pessoas que fazem parte importante da produção de alimentos na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CHAIANE SANTOS ASSUNÇÃO , UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Discente do curso de Eng. de Pesca da UFAL.

Referências

DA ROS, César Augusto. A contribuição das visitas de campo no ensino das ciências agrárias na UFRRJ. Revista Ciência em Extensão, v. 8, n. 1, p. 107-122, 2012.

FACCO, Hector dos Santos; DISKA, Nathana Marina; SILVA, Gustavo Pinto da. As vivências como metodologia de ensino da extensão rural: a aproximação entre estudantes e agricultores para a compreensão da realidade social. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, p. 821-838, 2021.

FAVERO, Eveline; CASTELLÁ SARRIERA, Jorge. Extensão rural e intervenção: velhas questões e novos desafios para os profissionais. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho. São Paulo. Vol. 12, n. 1 (jun. 2009), 20 f., 2009.

FERNANDES, Laís Pinho; KEUNECKE, Karina Annes; DI BENEDITTO, Ana Paula Madeira. Produção e socioeconomia da pesca do camarão sete-barbas no norte do estado do Rio de Janeiro. Boletim do Instituto de Pesca, v. 40, n. 4, p. 541-555, 2014.

JEZINE, E. A extensão universitária como uma prática social. In: Anais do 7º Congresso LatinoAmericano de Sociologia Rural, 2006, Quito, Equador. La Cuestión Rural em América Latina: Exclusión y Resistência Social: por un agro com soberanía, democracia y sustentabilidade. Quito (EC); 2006. p. 1-16. . Disponível em: http://www.alasru.org/cdalasru2006/15%20GT%20Edineide%20Jezine.pdf.

SANTOS, Maria do Carmo Ferrão; FREITAS, A. E. T. S. Caracterização biológica e pesqueira do camarão sete-barbas, Xiphopenaeus kroyeri (Heller, 1862)(Crustacea, Decapoda, Penaeidae), no pesqueiro Laminha, área de Proteção Ambiental de Piaçabuçu (Alagoas–Brasil). Boletim Técnico Científico da CEPENE, v. 14, n. 1, p. 71-91, 2006.

SEFAZ 2022. Alagoas beneficia mais de 700 pescadores com isenção de ICMS no óleo diesel para embarcações pesqueiras.Sexta, 25 February. Disponível em: http://www.sefaz.al.gov.br/noticia/item/3103-alagoas-beneficia-mais-de-700-pescadores-com-isencao-de-icms-no-oleo-diesel-para-embarcacoes-pesqueiras

Publicado

2022-12-29

Como Citar

LEANDRO BORIE MOJICA, A., & SANTOS ASSUNÇÃO , C. . (2022). CONHECENDO E VIVENCIANDO A PESCA: “O FAZER EXTENSIONISTA” A PARTIR DA A.C.E. 1 NO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA DA UFAL. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(10). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14395