A PROBLEMÁTICA DO LIXO DE UMA COMUNIDADE NO ENTORNO DA UFAL
Palavras-chave:
Educação Ambiental;, Lixo;, Coleta Seletiva;, Escola.Resumo
O Projeto tem como objetivo verificar as questões relativas ao lixo no ambiente escolar, propondo alternativas e soluções para reduzir a produção de lixo, de reaproveitá-lo e de descartá-lo de maneira correta como forma de contribuição para a prática da Educação Ambiental. Abordamos impactos ambientais negativos ocasionados pelas formas de uso, costumes e hábitos culturais perceptíveis em cidades do Brasil, especificamente em Maceió. A metodologia inicial foi bibliográfica com intuito de coletar trabalhos já desenvolvidos nessa área, e qualitativa através de algumas atividades como: aplicação de questionário de sustentabilidade aos alunos para verificar seu nível de consciência ambiental intitulado “Como contribuir para um mundo sustentável?”. O Projeto encontra-se em andamento. Apresentaremos parte da percepção ambiental inicial de atores sociais da Escola Estadual Onélia Campelo situada no entorno da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Downloads
Referências
BRASIL. Panorama da Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC; sef, 2010.
______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. 292 p.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente . Brasília, 2001. Disponível em
<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf>. Acesso em: 10 jul 2022
DIAS, Genebaldo Freire. Pegada ecológica e sustentabilidade humana. São Paulo: Gaia, 2002.
TRAVASSOS, E. G. A prática da educação ambiental nas escolas. Porto Alegre,
Editora Mediação, 2004. 88 p.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.