CURRICULARIZAR A EXTENSÃO:
RESSIGNIFICAR O LEGADO DO PERSONAGEM ZÉ GOTINHA PERANTE O ANTICIENTIFICISMO
Palavras-chave:
Extensão. Currículo. Anticientificismo. DesinformaçãoResumo
Este artigo examina a proposta de curricularização de um dos pilares do tripé educacional: a extensão. Ao lado do ensino, da pesquisa e à luz da resolução de número 7 do MEC, de 18 de dezembro de 2018, ilumina-se o legado didático de um corpus específico: as campanhas de vacinação, simbolizadas pelo personagem Zé Gotinha, diante do negacionismo científico do período pandêmico da Covid-19. Projetam-se cenários futuros, com base em pesquisa bibliográfica, em que a extensão poderá contribuir para a superação do anticientificismo em voga, pela razão de haver possibilidades para atividade síncrona e assíncrona de forma híbrida, oportunizando-se o acesso a informações com base na ciência. O pressuposto com o qual se trabalha é o de que a desinformação, ora corrente, deve ser combatida de forma precípua pela educação, não se descartando o incentivo a procedimentos já convalidados pela mídia, por exemplo: as investigações do chamado Fact-Checkin.
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