EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE O CÂNCER DE MAMA NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE GRADUANDAS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Millena Maria Araújo Feitoza Silva UFAL
  • Adrielly Ferreira Dias
  • Thayse Gomes de Almeida

Palavras-chave:

Câncer de mama;, Educação em saúde, Autocuidado.

Resumo

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se, para cada ano do triênio 2020-2022, a ocorrência de 625 mil casos novos de câncer, entre esses números, destacam-se 66.280 casos de câncer de mama, ocupando o segundo lugar de cânceres mais recorrentes. Diante disso, é imprescindível a captação de mulheres para a percepção de sinais e sintomas, autocuidado e disseminação de conhecimentos sobre a patologia. Objetiva-se a vivência das graduandas durante as ações de Educação em Saúde, destacando seus benefícios para a comunidade assistida. É um estudo descritivo de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência acerca das práticas de educação em saúde realizadas na sala de espera de uma UBS, localizada em Arapiraca/AL, sobre o Câncer de mama, durante a campanha do Outubro Rosa. A vivência permitiu o compartilhamento de informações acerca do câncer de mama, ampliando o campo de cuidado e conhecimento. A realização da sala de espera foi satisfatória e permitiu um espaço de reflexão para o autocuidado e troca de experiências. As ações de educação em saúde desenvolvidas pelas discentes obtiveram resultado satisfatório, visto que foram ferramentas de partilha de informações, de vivências pessoais das usuárias, promoção do autocuidado e prevenção de agravos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, Maria Luiza Alves et al. Educação em saúde: estratégia de cuidado integral e multiprofissional para gestantes. Revista da ABENO [online]. 2011, vol.11, n.2, pp. 8-13. ISSN 1679-5954.

BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Instituto Nacional de Câncer (Brasil). Câncer de mama : vamos falar sobre isso?. 7. ed. Rio de Janeiro: INCA, 2022.

BECKER, A. P. S.; ROCHA, N. L. da. Ações de promoção à saúde em sala de espera: contribuições da psicologia. Revista Interinstitucional de Psicologia, Belo Horizonte , v. 12, n. 1, p. 37-50, jun. 2019.

ANDRADE, A. C. V. de et al. Planejamento das ações educativas pela equipe multiprofissional de Estratégia Saúde da Família. O Mundo da Saúde. São Paulo, V. 3, n.1: p. 439-449, jan., 2013.

DIAS, G. S. A. & BRITO, G. M. S. Sala de espera como espaço para promoção da educação em saúde na atenção básica. 2010.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Estimativa 2020: incidência do Câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2019a.

RODRIGUES, A. D. et al. Sala de espera: um ambiente para efetivar a educação em saúde. Revista Vivências, v. 5, n. 7, p. 101-106, 2009.

Publicado

09-08-2023

Como Citar

Silva, M. M. A. F., Dias, A. F., & Almeida, T. G. de. (2023). EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE O CÂNCER DE MAMA NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE GRADUANDAS DE ENFERMAGEM. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(14). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15358

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)