(RE)CONHECENDO AS TRAMAS DA RELAÇÃO INDISCIPLINA/VIOLÊNCIA-ESCOLA

Autores

  • S. N. FERREIRA Universidade Luterana do Brasil
  • D. O. da NÓBREGA.

Palavras-chave:

Indisciplina escolar. Violência escolar. Formação docente.

Resumo

Esse trabalho versa sobre a importância de (Re)conhecer as tramas que envolvem a relação indisciplina/violência-escola. Trata-se de um relato sobre as experiências de uma prática pedagógica interventiva desenvolvida por meio de um curso de extensão, com professores da rede municipal da cidade de Palmeira dos Índios/AL. O objetivo principal foi proporcionar espaços para a discussão sobre violência e indisciplina na escola, contribuindo para a construção de conhecimentos e estratégias que ajudem a prevenir ou lidar com essa realidade. O enfoque metodológico pautou-se na pesquisa qualitativa, buscando intervir na realidade sob a luz da Teoria das Representações Sociais. Como resultados tivemos uma reflexão inicial sobre a indisciplina e violência na escola, seus conceitos, causas e formas de manifestação; a promoção de intercâmbios de conhecimentos entre os profissionais, com a ênfase nos saberes e práticas construídos pelos mesmos ao longo de sua vivência profissional; a apresentação inicial de teorias e estratégias pensadas em estudos e pesquisas científicas e; a exposição de sentimentos relacionados à indisciplina e violência escolar, com a possibilidade de catarse de angústias, medos, tristezas, indignações, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-01-2019

Como Citar

FERREIRA, S. N., & NÓBREGA., D. O. da. (2019). (RE)CONHECENDO AS TRAMAS DA RELAÇÃO INDISCIPLINA/VIOLÊNCIA-ESCOLA. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 2(1), 127–141. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/6998

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS