POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE BUCAL

A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO DISPOSITIVO ESTRATÉGICO DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Lidianne Mércia Barbosa Malta Rocha

Palavras-chave:

Educação Permanente, Humanização, Saúde Bucal, Tecnologia em Saúde.

Resumo

Com vistas à diretriz de valorização do trabalho e do trabalhador por meio da melhoria técnica e científica dos trabalhadores, a Educação Permanente em Saúde Bucal estrategicamente humaniza os ambientes laborais para melhor atender as necessidades dos usuários, expressando como as tecnologias leves fundamentam diretamente as relações sociais e, as leve-duras, o saber técnico e científico estruturado. Esse estudo sensibiliza os profissionais, Cirurgiões-Dentistas e Auxiliares, enquanto sujeitos envolvidos no processo de qualificação e, possibilita a inclusão de elementos educacionais nos serviços da Saúde Bucal num município de Alagoas, universo da pesquisa aqui desenvolvida, respondendo a seguinte questão: é possível buscar na Educação Permanente, enquanto dispositivo estratégico da Política Nacional de Humanização, a valorização do trabalhador da Saúde Bucal em seus processos de trabalho? Trata-se de uma abordagem qualitativa, tipo estudo de caso, documental e exploratória que por observação dos fatos, possibilita que os resultados reflitam o êxito da proposta, podendo fomentar a ampliação dos procedimentos adotados para os demais programas e setores da rede de saúde local e, servir de referência aos demais municípios alagoanos. Conclui-se que a melhoria na qualidade de vida no trabalho estimula o protagonismo daqueles que tentam fazer um serviço de Saúde Bucal melhor, equânime, resolutivo, integral, efetivo e dinâmico, reduzindo dicotomias entre gestão e atenção e realizando justiça social.

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Referências

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Publicado

2021-08-03

Como Citar

Rocha, L. M. B. M. (2021). POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE BUCAL: A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO DISPOSITIVO ESTRATÉGICO DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL. Gep News, 1(1), 25–33. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12185

Edição

Seção

Artigos