POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE BUCAL
A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO DISPOSITIVO ESTRATÉGICO DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Keywords:
Educação Permanente, Humanização, Saúde Bucal, Tecnologia em Saúde.Abstract
Com vistas à diretriz de valorização do trabalho e do trabalhador por meio da melhoria técnica e científica dos trabalhadores, a Educação Permanente em Saúde Bucal estrategicamente humaniza os ambientes laborais para melhor atender as necessidades dos usuários, expressando como as tecnologias leves fundamentam diretamente as relações sociais e, as leve-duras, o saber técnico e científico estruturado. Esse estudo sensibiliza os profissionais, Cirurgiões-Dentistas e Auxiliares, enquanto sujeitos envolvidos no processo de qualificação e, possibilita a inclusão de elementos educacionais nos serviços da Saúde Bucal num município de Alagoas, universo da pesquisa aqui desenvolvida, respondendo a seguinte questão: é possível buscar na Educação Permanente, enquanto dispositivo estratégico da Política Nacional de Humanização, a valorização do trabalhador da Saúde Bucal em seus processos de trabalho? Trata-se de uma abordagem qualitativa, tipo estudo de caso, documental e exploratória que por observação dos fatos, possibilita que os resultados reflitam o êxito da proposta, podendo fomentar a ampliação dos procedimentos adotados para os demais programas e setores da rede de saúde local e, servir de referência aos demais municípios alagoanos. Conclui-se que a melhoria na qualidade de vida no trabalho estimula o protagonismo daqueles que tentam fazer um serviço de Saúde Bucal melhor, equânime, resolutivo, integral, efetivo e dinâmico, reduzindo dicotomias entre gestão e atenção e realizando justiça social.Downloads
References
BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) – Manual Instrutivo 3º Ciclo (2015 – 2017). Brasília, 2017. Disponível em: http:// http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/ documentos/Manual_Instrutivo_3_Ciclo_PMAQ.pdf. Acesso em: 23 jul. 2019.
CECCIM, R. B. Educação Permanente em Saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. 2005.
CECCIM, R. B.; FEUERWERKER, L. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis: revista de saúde coletiva, v. 14, p. 41-65, 2004.
FINKLER, M.; CAETANO, J. C.; RAMOS, F. R. S. Integração "ensino-serviço" no processo de mudança na formação profissional em Odontologia. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 15, p. 1053-1070, 2011.
MERHY, E. E. et al. Trabalho em saúde. Material produzido para a EPJV/FIOCRUZ, 2005.
PEDUZZI, M. et al. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 47, n. 4, p. 977-983, 2013.
PESSANHA, R. V.; CUNHA, F. T. S. A aprendizagem-trabalho e as tecnologias de saúde na Estratégia Saúde da Família. Texto & Contexto Enfermagem, v. 18, n. 2, p. 233-240, 2009.
VENDRUSCOLO, C. et al. Integração ensino-serviço e sua interface no contexto da reorientação da formação na saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, p. 1015-1025, 2016.