AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19
PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIO
Resumo
O artigo em questão trata sobre as ações de educação em saúde de um Projeto de Extensão da
Universidade Federal de Alagoas nas unidades de saúde do VII Distrito de Saúde em Maceió-Alagoas. O
projeto objetiva realizar ações educativas e preventivas como confecção de materiais educativos e rodas de
conversa nas salas de espera nas unidades de saúde no enfrentamento da COVID-19 para a comunidade em
situação de vulnerabilidade que frequenta o serviço. Nesse contexto, utiliza-se tecnologias leves para abordar
sobre aspectos epidemiológicos e medidas de prevenção ao Coronavírus, o projeto propõe um conjunto de
estratégias como: confecção de materiais educativos e divulgação das ações nas redes sociais; atividades de
educação em saúde sobre prevenção do Coronavírus nas unidades de saúde; confecção de máscaras de
tecidos e protetores faciais para bebês; mobilização da comunidade para arrecadação de doações de material
e máscaras prontas; cadastramento de costureiras voluntárias; logística da confecção e distribuição de
máscaras de tecido nas unidades matriciadas pela equipe 1 e 2 do NASF/AP. Portanto, em tempos de
pandemia, é fundamental desenvolver atividades voltadas à proteção e prevenção da comunidade para
reduzir o índice de contaminação pela COVID-19 no território.
Downloads
Referências
CABRAL, E. R. de M. et al. Contribuições e desafios da Atenção Primária à Saúde frente à
pandemia de COVID-19. Interamerican Journal of medicine and health, [s.l.], v.3, p.1-12, 2020.
CAMPOS, G.W.S. Saúde paidéia. São Paulo: Hucitec, 2007.
CECCON, R. F.; SCHNEIDER, I. J. C. Tecnologias leves e educação em saúde no enfrentamento à
pandemia da COVID-19. SciELO Public Health, [s.l.], 2020.
GARCIA, L.P.; DUARTE, E. Intervenções não farmacológicas para o enfrentamento à epidemia da
Covid-19 no Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v.29, n.2, 2020. Disponível em:
https://doi.org/10.5123/s1679-49742020000200009. Acesso em: 6 out. 2020.
LANA, R. M. et al. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância
nacional em saúde oportuna e efetiva. Brasil. Cad Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.36, n.3, 2020.
Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00019620. Acesso em: 14 out. out. 2020.
MACHADO, M. de F. A. S. et al. Integralidade, Formação de Saúde, Educação Em Saúde e as
Propostas Do SUS: Uma Revisão Conceitual. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.12, n.2,
p.335-342, abr. 2007. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232007000200009&lng=pt&tlng
= pt. Acesso em: 6 out. 2020.
STRABELLI, T. M. V.; UIP, D. E. COVID-19 e o Coração. Arq. Bras. Cardiol., São Paulo, v.114,
n.4, abr. 2020. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/abc/a/NWKkJDxLthWSb53XFV9Nhvn/?lang=pt. Acesso em: 14 out.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Coronavirus disease 2019 (COVID-19). Situation
Report 46, 2020. Disponível em:
https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/situationreport. Acesso em: 16
out. 2020.