APLICATIVOS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Palavras-chave:
Tecnologia; Assistência de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Aplicativos Móveis.Resumo
a tecnologia está inserida em várias atividades da área da saúde, sobretudo na Enfermagem. Portanto, este trabalho buscou identificar na literatura o que tem sido produzido entre 2016 e 2021 acerca dos aplicativos móveis no processo de ensino-aprendizagem e na assistência de Enfermagem. Após busca na Biblioteca Virtual de Saúde e aplicação de filtros, foram selecionados 05 artigos. É consenso que a tecnologia, quando testada e validada, possibilitou melhora na qualidade do serviço ofertado à população e também no processo de construção de conhecimento dos estudantes, bem como do sentimento de segurança frente às práticas.
Downloads
Referências
LORENZETTI, J. et al. Tecnologia, inovação tecnológica e saúde: uma reflexão necessária. Texto & Contexto - Enfermagem, [s. l.], v. 21, n. 2, p. 432 - 439, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072012000200023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/63hZ64xJVrMf5fwsBh7dnnq/#. Acesso em: 14 out. 2022.
MACHADO, L. D. S. et al. Construção de tecnologia educativa para padronização de procedimentos operacionais da consulta de enfermagem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS; ENCONTRO DE PESQUISADORES EMEDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2020, São Carlos. Anais [...]. São Carlos: UFSCAR, 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1655. Acesso em: 17 out. 2022.
MOTA, N. P. et al. Aplicativo móvel para ensino da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, [s. l.], v. 72, n. 4, p. 1077-1084, 2019. eAPE02893. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/tCbvbjnSBpm9RJyyH77tKhd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 out. 2022.
OLIVEIRA, S. C. et al. Telenfermagem na COVID-19 e saúde materna: WhatsApp® como ferramenta de apoio. Acta Paulistade Enfermagem, São Paulo, SP, v. 34, 2021:eAPE02893. DOI: http://dx.doi.org/10.37689/actaape/2021AO02893. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/S8qr8r3pwRjR9jhwDjcMQdh/?lang=pt. Acesso em: 20 out. 2022.
PEREIRA, F. G. F. et al. Construção de um aplicativo digital para o ensino de sinais vitais. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 37 n. 2, 2016. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472016000200414. Acesso em: 20 out. 2022.
SILVA, R.C. et al. A tecnologia em saúde: uma perspectiva psicossociológica aplicada ao cuidado de enfermagem. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, [s. l.], v. 13, n. 1, p. 169-173, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/KcL3Rn4MGt78J95Svhh8Rvs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 out. 2022.
SONEGO, A.H.S. et al. M-Learning: Reflexões e Perspectivas com o uso de aplicativos educacionais. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE, [s.l], v.11, p. 521-526, 2015. Disponível em: http://www.tise.cl/volumen11/TISE2015/521-526.pdf. Acesso em: 27 out. 2022.
VICENTE, C. et al. Cuidado à pessoa com ferida oncológica: educação permanente em enfermagem mediada por tecnologias educacionais. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 40, 2019. e20180483. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180483. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472019000100429&lng=pt& nrm=iso. Acesso em: 20 out. 2022.